AtaNews Publicidade 728x90
14/04/2020 às 08h40min - Atualizada em 14/04/2020 às 08h40min

Prefeitura de Araçatuba monitora por telefone casos suspeitos de coronavírus

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba fez uma reorganização dos serviços no sentido de reduzir as consequências da pandemia da COVID-19, o novo coronavírus. Com isso, a prefeitura montou um serviço de monitoramento para acompanhar os casos suspeitos de coronavírus por telefone.

O objetivo é acompanhar os casos, dando orientação por meio de atendimento rápido e reduzir, de forma eficiente, os agravos dos pacientes possivelmente infectados, orientando sobre a importância do isolamento doméstico e outros cuidados, além de esclarecer dúvidas.

Após o atendimento pelos serviços de saúde, as pessoas com casos suspeitos de coronavírus que deverão permanecer em isolamento são monitoradas periodicamente por uma equipe capacitada que, a qualquer sinal de piora do quadro clínico, a equipe acionará o serviço de referência (UBS, SAMU, etc). Uma das prioridades desse monitoramento é certificar que o isolamento social está sendo cumprido conforme o protocolo do Ministério da Saúde.

Neste monitoramento, os colaboradores da equipe buscam informações importantes como nome, idade, início dos sintomas, presença de comorbidades, quadro atual do paciente, sintomas, medicação em uso, sobre o isolamento ou não, etc. O monitoramento está sendo realizado diariamente das 9h às 17h. Eles fazem uso de cinco linhas telefônicas fixas e dois telefones celulares.

Os pacientes que apresentam piora do quadro clínico e/ou doenças crônicas são monitorados a cada 24 horas e, os demais, a cada 48 horas. A ação teve início no dia 30 de março.

Os relatórios elaborados por meio das planilhas dos pacientes monitorados deverão possibilitar a identificação da situação do período analisado e poderá direcionar as tomadas de decisões da Secretaria Municipal de Saúde.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »