AtaNews Publicidade 728x90
09/04/2020 às 08h44min - Atualizada em 09/04/2020 às 08h44min

8ª sessão: Dr. Flávio Salatino e Batata discursam no Pequeno Expediente

Foto: Angelo Cardoso
Assessoria de Imprensa da Câmara
Os vereadores Dr. Flávio Salatino (PV) e Gilberto Batata Mantovani (PL) se inscreveram na fase do Pequeno Expediente da 8ª sessão ordinária do ano realizada na última segunda-feira (6).

Dr. Flávio criticou a decisão do Governo do Estado de São Paulo de prolongar a quarentena em todos os municípios paulistas até o próximo dia 22 para frear a expansão de casos de Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus.

Para o vereador Dr. Flávio, a orientação do governador João Dória é o “prenúncio de uma tragédia econômica”, ao se referir à paralisação das atividades comerciais, à exceção daquelas consideradas serviços essenciais (farmácias, mercados e materiais de construção). “A sociedade está sendo sacrificada pela maneira como a pandemia vem sendo tratada e isso poderia ocorrer de forma diferente”, afirmou o parlamentar.

Dr. Flávio Salatino propõe uma flexibilização do distanciamento social proposto pela maioria das autoridades sanitárias, de tal forma que os idosos e outras pessoas que integram o grupo de risco da doença sejam assistidos e mantidos à distância de possíveis fontes de contágio, acomodando-os em espaços reservados ou até mesmo em centros de acolhimento mantidos pelo Poder Público.

“Não há sentido deixar que crianças com até 9 anos de idade, por exemplo, deixem de frequentar as escolas, já que esse público representa menos de 0,1% da taxa de mortalidade”, completou.

Sem deixar de mencionar os esforços dos cientistas e pesquisadores envolvidos em testes em escala mundial para desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, Dr. Flávio frisou que está aberto a discutir com as autoridades locais e estaduais um plano de ações que preservem a vida sem impactar negativamente a economia.

“Represento um grupo de médicos e de comerciantes que compartilham desse pensamento. Estou à disposição do prefeito e da secretária da Saúde para sensibilizar o governador de São Paulo a repensar as estratégias adotadas para conter o avanço da doença”, completou Dr. Flávio.

CORTES DE ÁGUA

Na sequência, o vereador Gilberto Batata Mantovani (PL) destacou a elaboração de um ofício proposto por ele, no mês passado, à empresa GS Inima Samar, concessionária responsável pela gestão do saneamento básico do município, sugerindo a suspensão por três meses os serviços de corte de abastecimento de água em razão dos impactos econômicos impostos pela pandemia de Covid-19.

Batata informou nessa segunda-feira que não obteve uma resposta oficial da concessionária para seu pedido. Ele disse ainda ter feito o mesmo questionamento à Agência Reguladora Daea. Como resposta inicial, o vereador Batata foi informado pela agência que a suspensão não poderia ser feita.

Posteriormente, segundo o vereador, a agência notificou a concessionária, que teria suspendido por dois meses os cortes de água dos contribuintes inadimplentes em condição vulnerável pela pandemia.

“Em contrapartida, a Samar vai suspender obras de investimento no município, mesmo com a possibilidade de ampliar o faturamento com o consumo nos próximos meses, já que as famílias têm ficado em casa e, consequentemente, aumentado o gasto de água para o preparo de alimentos e cuidados com a higiene pessoal”, lamentou Batata, Contudo, ele afirmou que pretende acompanhar os balancetes fiscais da concessionária nos próximos meses.

O vereador Gilberto Batata Mantovani encerrou a participação dele no Pequeno Expediente comentando o ritmo das obras de investimento em infraestrutura nos bairros Jardim Esplanada, Jardim Moreira e Etharari.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »