AtaNews Publicidade 728x90
07/04/2020 às 14h21min - Atualizada em 07/04/2020 às 14h21min

Saúde Mental cria canais de atendimento a profissionais de saúde que atuam contra o coronavírus

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Quem cuida também precisa ser cuidado. É com essa linha de pensamento que o Departamento de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba está desenvolvendo o projeto Nosso Cuidado.

A iniciativa visa minimizar o estresse e sofrimento gerado pela intensa rotina de trabalho que os profissionais de saúde têm enfrentado em decorrência da pandemia do coronavírus.

O projeto é composto por múltiplas frentes de trabalho. Atendimentos remotos via telefone que visam a promoção e manutenção da saúde mental aos profissionais de saúde do município para o melhor enfrentamento da pandemia do COVID-19. O atendimento está sendo realizado pela equipe interdisciplinar do CEAPS (Centro Especializado em Atenção Psicossocial) e as ligações têm seu conteúdo mantido em sigilo. O profissional terá a liberdade para falar de suas angústias e anseios.

Atualmente os profissionais de saúde podem realizar as ligações de segunda a sexta-feira das 7h às 17h30 através do telefone (18) 3624-5565, mas em breve o horário de atendimento telefônico será estendido até às 22 horas.

Para profissionais do Pronto Socorro Municipal, além da opção de fazer a ligação, será disponibilizada uma ficha com perguntas breves, em que o funcionário poderá deixar seus dados para que a equipe do CEAPS entre em contato no momento mais oportuno.

Outra iniciativa é a das visitas que as equipes técnicas dos 4 serviços de atenção psicossocial do município estão realizando. O CEAPS, CAPS AD, CAPS i e CAPS III (ADULTO) iniciaram esta semana a visitação aos profissionais de saúde das 19 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e do Pronto Socorro Municipal com a intenção de fortalecer, através de conversas, a linha de frente da saúde no combate à COVID-19. O cronograma de visitas é semanal e terá regularidade no período em que a pandemia afetar os atendimentos em saúde do município.

Por fim, ações audiovisuais também estão sendo realizadas, como a imagem com uma frase motivacional que é enviada diariamente para as equipes e um vídeo que convida os profissionais a refletir sobre suas vidas no contexto atual.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »