AtaNews Publicidade 728x90
16/03/2018 às 11h35min - Atualizada em 16/03/2018 às 11h35min

Adolescentes devem ser vacinados contra HPV e meningite; doses estão disponíveis nas 10 UBSs

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui está convocando adolescentes para se vacinar contra a meningite C e HPV (papiloma vírus humano). As doses das vacinas estão disponíveis durante o ano inteiro nas dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. É importante apresentar a carteirinha de vacinação.
 

Devem receber a dose contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Já a faixa etária de imunização contra a meningite C foi ampliada neste ano pelo Ministério da Saúde, que agora passa a ser de 11 a 14 anos de idade. Até o ano passado eram imunizados apenas garotos e garotas de 12 e 13 anos.
 

HPV
 

É uma infecção sexualmente transmissível capaz de provocar verrugas genitais e os cânceres do colo do útero, ânus, pênis e orofaringe. “Quando tomada antes do início da vida sexual, a vacinação tem uma eficácia de quase 100% na prevenção de tumores malignos. No entanto, é necessário tomar duas doses para ficar protegido”, alertou a chefe do setor de imunização, Isabel Galdeano.
 

MENINGITE
 

É um processo inflamatório das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Conforme Isabel, as meningites bacterianas são capazes de causar infecções graves e até fatais. “A ampliação da faixa etária da vacinação para os adolescentes busca a proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doenças para esse grupo”, explicou.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »