AtaNews Publicidade 728x90
31/03/2020 às 15h17min - Atualizada em 31/03/2020 às 15h17min

Marcaram época: os uniformes mais bonitos da história do futebol

Quando o orgulho do time é grande, vale até estampar no peito

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
As camisas de futebol são uma das formas pelas quais os torcedores demonstram seu amor pelos times do coração, bem como marcam a história das competições. Uma camisa bonita e tecnológica é exibida como um troféu pelos torcedores, e alguns, inclusive, não fazem distinção de lugar para usá-las.
 
Em épocas especiais, como Copas do Mundo ou celebrações, algumas camisas ganham edições tão bonitas que viram até item de colecionador. Pensando nisso, separamos alguns dos modelos mais bonitos criados até hoje, com destaque para camisas da nossa seleção. Confira:
 

Camisa da Seleção Brasileira, primeira edição da Copa do Mundo (1930)

Estreando na competição mais importante do futebol, a Seleção Brasileira entrou em campo com um modelo bem diferente do que estamos acostumados a ver hoje. Na cor branca, de mangas compridas e detalhes azuis nas mangas e na gola, a camisa chama a atenção pela amarração na parte superior. O logo, estampado com o antigo CBD (Confederação Brasileira de Desportos), torna a camisa uma verdadeira relíquia.
 

Camisa da Seleção Francesa (2012-2013)

Levando a sério a sofisticação clássica dos franceses, a camisa usada pela Seleção, no período de 2012 a 2013, é inteira branca, com uma gola afundada no peito, e listras em azul-marinho nas duas mangas. O número de cada jogador estampado no peito deu a personalidade que faltava ao modelo, simples e suficiente para ser lembrada.
 

Camisa da Seleção Holandesa (1996)

Produzida em um laranja intenso, a camisa carrega uma estampa sutil dos jogadores pulando e se abraçando em uma comemoração. Ocupando toda a frente da camisa, a foto sombreada faz jus à presença desse uniforme na lista.
 

Camisa da Seleção Alemã (1991)

No gramado, só dava para ver as cores da Alemanha, correndo de um lado para o outro. A camisa, criada pela Adidas, deu destaque para os elementos da bandeira, unindo a identidade do país com as listras características da marca. Dá para notar uma certa referência à arte de vanguarda alemã, onde as linhas sofrem quebras criando um padrão bastante interessante.
 

Camisa da Seleção Argentina (1986)

Clássico dos clássicos, o uniforme argentino sofre poucas variações, mas o modelo de 1986 é um dos favoritos pelos apaixonados por futebol. Carregando as cores da bandeira, azul-claro e branco, as listras seguem a orientação do corpo, verticais no tronco e mais horizontais nas mangas. No lugar do Sol, o logo amarelo do time acrescenta o que faltava para o uniforme ser um dos mais bonitos na história do futebol.
 

Camiseta do Hull City (1992-1993)

Considerado um dos times mais antigos do futebol mundial, o Hull City Association Football Club, fundado em 1904, é um time inglês da região de Yorkshire. O mascote imponente, um tigre de boca aberta e dentes a mostra, foi homenageado no uniforme usado entre os anos de 1992 e 1993.
 
A camisa foi inteira preenchida com estampa de tigre, na cor mostarda. O modelo foi escolhido para ter uma gola levemente aberta, com um lado preto e outro amarelo. Com certeza, o time conseguiu passar sua mensagem e energia para os adversários.
 

Camisa do Pelé, final da nona edição da Copa do Mundo (1970)

E por último, mas não menos importante, o uniforme consagrado por um dos nomes mais conhecidos do futebol nacional e mundial. A final da Copa do Mundo de 1970, na qual o Brasil conquistou o terceiro título mundial, teve uma figura importante: Pelé.

Pertencendo a um dos melhores jogadores da história do futebol brasileiro e mundial, a camisa de número dez utilizada por Pelé, viria a se tornar um dos maiores símbolos dentro e fora dos campos. A peça, inclusive, já gerou diversas polêmicas, passando de mãos em mãos, durante todos esses anos, até que ninguém conheça exatamente o seu destino.
 
Sofrendo uma alteração na sua imagem e significado, por conta da apropriação de grupos políticos, mais recentemente, a camisa da Seleção Brasileira ainda é considerada uma das mais icônicas ao longo da história do futebol mundial.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »