AtaNews Publicidade 728x90
30/03/2020 às 15h27min - Atualizada em 30/03/2020 às 15h27min

Defesa Civil dispara mensagens de alertas de prevenção contra o Covid-19

Quinze estados e o Distrito Federal já recebem as informações via SMS. A medida ajuda a conter a proliferação do vírus no País

Governo do Brasil
Os interessados em receber os avisos por SMS devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199 da Defesa Civil - Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional
A Defesa Civil Nacional informou na última sexta-feira (27) que quinze estados e o Distrito Federal estão utilizando o sistema de alertas via SMS para avisos e informações à população sobre medidas para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus. Segundo o órgão, sessenta e oito milhões de pessoas já receberam as informações sobre as medidas de combate ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil.  

Alertas
No município de Angra do Reis, no Rio de Janeiro, por exemplo, os moradores receberam via SMS a seguinte mensagem: “Angra – Alerta máximo! O momento é de conscientização. Ajude a conter a contaminação do coronavírus. Permaneça em casa!!!”.

No estado o Ceará o alerta foi para o cuidado com os hábitos de higiene, “Higienize as mãos e objetos pessoais. Mantenha o isolamento social recomendado pela Secretaria de Saúde”.

O conteúdo distribuído entre a população é de responsabilidade dos órgãos locais de proteção e defesa civil. Atualmente, cerca de 100 Defesas Civis estaduais e municipais possuem credenciamento atualizado para fazer a inserção de informações e envio de alertas para a população, com orientações específicas para cada região.

Como se cadastrar
Os usuários interessados em receber os avisos por SMS devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199 da Defesa Civil. Na área de texto, é só indicar o CEP de interesse. A pessoa pode cadastrar mais de um CEP residencial. Os informativos são gratuitos. Com o cadastro feito, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

Aeroportos
Todos os passageiros que circulam nos 34 aeroportos internacionais do País, já recebem avisos em seus celulares com orientações sobre o coronavírus. Neste caso, a pessoa não precisa realizar cadastro. A ação faz parte de uma parceria entre o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »