AtaNews Publicidade 728x90
30/03/2020 às 09h46min - Atualizada em 30/03/2020 às 09h46min

Santa Casa cria plantão para suporte psicológico aos profissionais que tratam pacientes vitimados pelo coronavírus

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
A partir desta segunda-feira (30/3) o Serviço de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Araçatuba passa a disponibilizar o “Plantão Psicólogo”. Trata-se de uma atividade emergencial criada para oferecer suporte psicológico aos colaboradores do hospital que atuam nas equipes médica, enfermagem e apoio à assistência de pacientes.

 O Plantão vai funcionar paralelamente   à assistência das demandas de rotina do hospital, incluindo neste momento também familiares de pacientes em tratamento pelo coronavírus em caso de agravamento do quadro clínico ou óbito. 

De acordo com o psicólogo Leandro Carvalho, responsável técnico do Serviço de Psicologia Hospitalar, de maneira geral os trabalhadores da saúde integram uma das classes profissionais que registram os maiores índices de doenças emocionais.  A assistência breve, a exemplo do plantão criado como uma das ações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Santa Casa de Araçatuba, ajuda a reduzir a pressão que esses impactos causam nos profissionais que atuam no socorro e assistência à vitimados por pandemias, catástrofes, emergências, etc.

O psicólogo aponta a ansiedade como um dos transtornos decorrentes das situações extremas. “A ansiedade provoca dentre seus sintomas físicos, a falta de ar, que pode fazer a pessoa pensar que está contaminada com covid-19”. A pandemia do coronavírus motivou a criação do Plantão Psicólogo no hospital no qual profissionais que trabalham direta e indiretamente no atendimento e assistência a pacientes representam a grande maioria do quadro de colaboradores.

“Neste momento específico, o nível de estresse e a sobrecarga de trabalho aumentam, provocam a piora do quadro emocional”. O psicólogo destaca, por exemplo “que a ansiedade provoca dentre seus sintomas físicos, a falta de ar, que pode fazer a pessoa pensar que está contaminada com covid-19”.
Carvalho enumera outros transtornos emocionais peculiares dos momentos de crise: pânico, depressão, ou até mesmo Síndrome de Burnout, ou idealizações suicidas”, exemplifica Carvalho.

Atendimentos

Os atendimentos serão presenciais e realizados pelos psicólogos Leandro Carvalho, Milvia Freire, e Luana de Silos, que atuam no Serviço de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Araçatuba. Os colaboradores poderão acessar o Plantão em horário inverso aos seus plantões, ou em qualquer momento sob encaminhamento do Serviço de Medicina do Trabalho.

O Serviço de Psicologia Hospitalar funciona no 1º andar, ao lado do Isolamento. O atendimento será prestado de segunda à sexta feira, das 6h30min às 17h30.  “Sintam-se à vontade para buscar o apoio dos psicólogos hospitalares; o sigilo é absoluto”, lembra o responsável técnico.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »