26/03/2020 às 14h39min - Atualizada em 26/03/2020 às 14h39min

Assistência e Fundo Social adaptam serviços ao Coronavirus

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Araçatuba divulga novas providências de atendimento e socorro à população em situação de rua em virtude das medidas de saúde relativas ao Novo Coronavirus (Covid-19).

O trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e o Conselho Deliberativo do FSS, também acompanhado e articulado pela vice-prefeita Edna Flor, estão sendo promovidos gradativamente e já ativaram dois equipamentos municipais para este tipo de atendimento: O Centro Pop e o Abrigo Institucional.

Ambos localizados na rua Junqueira Freire, no bairro Paraíso, os locais são vizinhos e tiveram suas atividades adaptadas. Suzeli Denys de Oliveira, secretaria municipal de Assistência Social, explica que o Centro Pop terá atendimento diário, das 08h às 18h, com alimentação adequada, para café da manhã e almoço, bem como espaço para higienização pessoal e produtos para tal fim. Também como medida alternativa, o Abrigo Institucional passou a atuar, desde quarta-feira (25), na modalidade de albergue, funcionando todos os dias, das 18h30 às 06h.

Assunta Curti, presidente do FSS de Araçatuba e com reconhecida história de atuação direta com a população carente e em situação de rua, conta que há também pessoal dedicado a busca ativa e maior informação. “Pensando na intensificação das ações e conscientização, temos duas equipes com psicólogo e assistente social, percorrendo espaços públicos, praças e logradouros, avisando as pessoas em situação de rua sobre esses espaços e seus serviços. É importante ressaltar também que muitos fazem uso dos serviços do Caps Ad e também recebem as devidas orientações”.

Deomerce Damasceno, primeira-dama do município de Araçatuba e presidente do Conselho Deliberativo do FSS, reforça que a Prefeitura tem se empenhado e pensado a cada dia em novas ações. “Além dessas ações do Centro Pop e do Abrigo que agora é albergue, a Assistência, o Fundo Social e o Conselho Deliberativo estão realizando a distribuição de kits de limpeza e de higiene pessoal à população carente em geral, que arrecadamos nos supermercados; confeccionando máscaras no pólo onde funciona a Padaria Artesanal do FSS, que vão ser distribuídas para os equipamentos públicos municipais e para pacientes sintomáticos, e estamos recebendo o valoroso apoio de voluntários na abertura do albergue”.

“Desde o início desta administração, nossa preocupação e trabalho ativo não permitem que a ação social tenha atuação menor ou receba menos importância.

Nestes dias de grande apreensão e necessidade de cuidado, nossa população de rua também receberá atenção proporcional à dedicada aos serviços de saúde e segurança, pois também é essencial à dignidade humana, que deve ser igualitária a todos”, concluiu Edna Flor.
 
SERVIÇOS
Alô Saúde Araçatuba – 0800 770 5816: canal gratuito de orientações e triagem sobre a covid-19
www.aracatuba.sp.gov.br/coronavirus: site da Prefeitura com tudo sobre o coronavírus no município
AtaZap – 18 99812-1564: WhatsApp da Prefeitura com informações da pandemia e utilidade pública
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »