AtaNews Publicidade 728x90
26/03/2020 às 09h22min - Atualizada em 26/03/2020 às 09h22min

Manifesta Arte em Rede promove programação cultural on-line durante quinze dias

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A ação reúne mais de trinta coletivos, representantes de projetos culturais e organizações de São Paulo para se apresentar on-line no esquema ‘pague quanto puder’ e doam 80% do valor arrecadado para ajudar quem estará mais vulnerável durante a pandemia do Coronavírus. 

 

Manifesta Arte em Rede convoca a população a fazer parte desta rede de apoio e reforça a necessidade de ampliação dos direitos sociais para todas as pessoas

 

Preocupados com a situação que a sociedade vive frente às medidas do Governo Federal que são ineficientes e elitistas, mais de trinta coletivos e organizações não governamentais se reuniram para lançar a ação Manifesta Arte em Rede, que acontecerá de 01 à 15 de abril de 2020, nas plataformas criadas  nas redes sociais: @manifestaarteemrede

 

Ao todo são cerca de 200 profissionais que atuam na área cultural reunidos para realizar uma ação virtual para sensibilizar a população para a condição de quem tem menor poder aquisitivo e não tem sequer seus direitos básicos atendidos, e também da classe trabalhadora. Pessoas fortemente impactadas pela crise do Coronavírus, descaso frente à crise e visão economicista do Governo Federal, afinal lidamos com uma pandemia sem precedentes.

 

Este grupo variado de artistas de diferentes linguagens se juntou, pois acredita na importância de fazer uso da arte para dialogar e conectar pessoas, reforçando a importância das manifestações artísticas neste momento tão complexo, atuando com questionamentos que se fazem necessários, mas também confortando quem já se encontra recluso, despertando outros tipos de sentimento além da angústia, medo, que podem desencadear outros tipos de doença.

 

A ação Manifesta Arte em Rede vai lançar uma programação especial durante duas semanas com conteúdos on-line de cada um dos projetos envolvidos e pretende contar com apoio da população no que chamou de “chapéu on-line”, fazendo referência à uma prática da arte de rua onde se promove a parceria entre artista e público. O artista oferece a sua arte e o público contribui de forma espontânea, pagando quando puder e o quanto quiser, criando um senso de comunidade. 

 

Além de conteúdos artísticos, a ação conta com uma consultoria jurídica da NANNINI & QUINTERO Advogados Associados que irá disponibilizar conteúdos técnicos atualizados sobre as Medidas Provisórias lançadas pelo Governo Federal, principalmente no que diz respeito a Leis Trabalhistas e como fica a situação a partir delas. Conteúdos claros, objetivos e atualizados para sanar dúvidas frequentes.

 

E a população é convidada a colaborar com a ação pagando qualquer quantia em dinheiro, através do link: http://vaka.me/955819 e 80% do valor arrecadado será distribuído entre as seguintes frentes que atuam com quem está totalmente vulnerável neste momento: Missão Belém, Arsenal da Esperança, Pastoral de Rua, Terra Indígena Jaraguá, Unas Heliópolis e Anjos da Sopa (Grande ABC).

 

Passar o chapéu é uma prática ancestral que remonta às antigas organizações humanas e que demonstra que o homem se relaciona colaborativamente desde sempre, sem imposições de nenhuma natureza, pois inclusive, nesta prática, respeita-se totalmente o direito do público não contribuir se assim o quiser pelo motivo que tiver. 

 

“Sabemos que nada substitui a magia de uma apresentação ao vivo. As gargalhadas de uma boa roda de crianças ao redor de um picadeiro, um frio na barriga ao final de uma performance impactante, um respiro profundo ao final de uma poesia declamada, aquele sentimento de luta do teatro político, o encantamento com um grupo de bailarinos, o jogo do palhaço. Não queremos transferir a arte independente de São Paulo para a internet e nem pretendemos nos acostumar a isso. Estamos disponibilizando materiais produzidos em algum momento da trajetória de cada projeto (que é o que temos pronto neste momento) e nos propomos a interagir virtualmente com a população, criando um espaço de investigação para atravessarmos esse período de uma forma ativa e questionadora. Também não queremos romantizar a quarentena, pois entendemos estar em casa durante uma pandemia é um direito  básico que, em razão da precarização dos contratos de trabalho, tem contemplado uma ínfima parcela da sociedade, sendo mais um reflexo da situação alarmante em que se encontra a classe trabalhadora do país cujos direitos vêm sendo flexibilizados ao longo dos últimos anos. Queremos fazer uso da voz de artistas para chamar atenção para o cuidado com quem está mais vulnerável nesse momento. Queremos convocar a população para somar forças e nos colocamos a disposição para nos manifestar artisticamente pressionando os governantes a atuarem rapidamente para salvar a população.”- explicam as pessoas integrantes da ação Manifesta Arte em Rede.

 

A ação Manifesta Arte em Rede é formada por uma equipe plural e diversa com artistas de linguagens como dança, circo, teatro infantil, teatro jovem e adulto, música, cultura popular, intervenção urbana, cinema, artes visuais, poesia, produção cultural, comunicação, consultoria jurídica, profissionais da educação e uma Organização Social sem Fins Lucrativos. Fazem parte da ação Trupe DuNavô, Circo di SóLadies, Laerte (Cartunista), Companhia Estudo de Cena, Sissy Eiko (artista visual), Grupo Esparrama, Rainhas do Radiador, Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil, Tempero da Carne, Bando Goliardxs, Grupo Pandora de Teatro, Desembargadores do Furgão, Maestrina Ester Freire, O Clube, Clarín Cia de Dança, Companhia dos Solilóquios, In Totum Cultura Criativa, Luciana Gandelini (Produtora Cultural e Assessoria de Imprensa), Cia Mundu Rodá, Alício Amaral, Trupe Baião de 2, Paula Petreca (Projeto CO), Grupo Teatral Mata!, Grupo Zumb.boys, Camerata Camará, Canto de Fraldas, Guardanapos Poéticos, Diogo Noventa (cinema), Eduardo Izidoro - Waralls (Artista Plástico), Alexandro Marques - Aleatório (Letrista), Ana Pessoa (Literatura), Cromossomos, Circo do Asfalto, Thaísa Valadão - Cineasta, Maria Maranhão (contação de histórias), Elaine A. Pereira (Doutora em Educação pela PUC-SP),  Thiago Gouveia (Consultor Jurídico), Recicla Filmes e Cia. Os Rouxinóis.   

 

Um ponto de encontro virtual entre artistas para uma ação livre, num momento de tanta privação, porque com responsabilidade essa é a forma como podemos nos relacionar no momento. E também buscar fazer o nosso papel como artista, defendendo o trabalho em arte e estando junto com a população, principalmente com quem está mais vulnerável. 

 

A programação completa será lançada nos próximos dias. 

Para acompanhar a ação acesse: https://www.facebook.com/manifestaarteemrede/

https://www.instagram.com/manifestaemrede/

Para colaborar acesse: http://vaka.me/955819

Informações: [email protected]

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »