25/03/2020 às 11h34min - Atualizada em 25/03/2020 às 11h34min

Como fazer pagamento por aproximação e evitar o coronavírus

TecMundo
O coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, pode sobreviver por até 72 horas dependendo da superfície na qual esteja. Por isso, é necessária toda cautela possível e cuidado máximo com a higiene ao tocar quaisquer objetos, e o mesmo se aplica a cédulas de dinheiro, moedas, cartões e, claro, máquinas utilizadas para essas transações.

Para se prevenir um pouco mais nesses casos, a tecnologia de pagamento por aproximação é uma ótima alternativa. Afinal, o contato se restringe a objetos pessoais e é possível manter a distância recomendada de 1,5 m de outras pessoas. Assim, sendo necessário sair para fazer compras, a exposição à contaminação reduz drasticamente.

Caso você não saiba ainda como aproveitar essa vantagem, confira um passo a passo para utilizar o Google Pay, carteira digital da gigante das buscas.

O que você precisa para utilizar o Google Pay
O uso da tecnologia é simples. Pagamentos podem ser realizados em diversas lojas físicas, dispensando cartões e exigindo apenas um smartphone Android com tecnologia NFC disponível. Para saber se seu aparelho é compatível, acesse “Configurações” e procure pela opção “NFC” na seção “Conexões”.

Vale lembrar que alguns serviços de transporte público também aceitam pagamento por aproximação, como na cidade do Rio de Janeiro (MetrôRio e em testes na SuperVia) e em São Paulo (algumas linhas da SPTrans).

Depois, basta destravar o celular, aproximar o smartphone da máquina e aguardar a validação da identidade por meio de senha ou impressão digital no telefone. Ao finalizar a transação, a confirmação de pagamento aparecerá na tela.

(Fonte: Unsplash)

(Fonte: Unsplash)



Passo a passo para ativar a função
Antes de qualquer coisa, é preciso realizar o cadastro na plataforma e o desbloqueio do smartphone. Confira como fazer isso:

Baixe e abra o aplicativo do Google Pay;

Clique em “Pagamento” e, depois, em “Forma de pagamento”;

Tire uma foto do cartão ou insira as informações exigidas manualmente;

Siga as instruções para verificar a identidade;

Valide seu cartão no aplicativo, confirmando o desbloqueio do serviço com segurança.

Agora, é hora de configurar uma forma de pagamento para pagamentos por aproximação:

Abra o app Google Pay;

Na parte inferior, toque em Pagamento;

Selecione um cartão ou uma conta para pagamentos;

Toque em "Configurar pagamentos em lojas". Talvez você precise inserir a data de validade e o CVC do seu cartão
. Pronto!

E tem mais dicas!
É preciso ficar atento, pois, em máquinas de pagamento mais antigas, pode ser necessário digitar a senha no equipamento, em vez de no smartphone. Aí, utilize seu álcool em gel sem moderação.

Além disso, para o Banco do Brasil, Bradesco e Next, a configuração do pagamento com Google Pay pode ser feita também por meio do app do banco.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo, divulgado pela Google Brasil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »