AtaNews Publicidade 728x90
24/03/2020 às 10h49min - Atualizada em 24/03/2020 às 10h49min

Prefeitura de Birigui cria Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19, o novo coronavírus

A Prefeitura de Birigui instituiu nesta segunda-feira, 23 de março, o Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19 [CCEC]

Assessoria de Imprensa
A criação do comitê foi publicada no quarto decreto assinado pelo prefeito Cristiano Salmeirão com medidas emergenciais para combater o novo coronavírus [Decreto 6.592].

Integram o comitê profissionais da saúde e da administração da Prefeitura Municpal e da Santa Casa de Misericórdia de Birigui. O prefeito Cristiano Salmeirão é o presidente do CCEC. A secretária municipal de Saúde, Marian Nakad, é a vice-presidente.

“O Comitê definirá um plano de ação, prevenção e contingência em resposta à pandemia, sendo que se reunirá diariamente e acompanhará a evolução do quadro epidemiológico do coronavírus, sugerindo medidas de saúde necessárias para a prevenção, controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.

Parte dos integrantes do CCEC esteve reunida com o prefeito e com a secretária de Saúde na manhã desta segunda-feira, 23 de março, no Paço Municipal. Na sexta-feira (20) houve o primeiro encontro.

“Com a instituição do Comitê, se necessário, poderemos realizar compra em regime emergencial, com dispensa de licitação para aquisição de bens, prestações de serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da doença, a referida emergência de saúde pública, o novo coronavírus”, disse a secretária de Saúde de Birigui.

Até o momento não há casos positivos da doença em Birigui. Existem 9 casos suspeitos. Os resultados ainda não chegaram do Instituto Adolf Lutzs.

Unidade de Internação COVID-19

Uma das ações já discutidas pelo CCEC será a instalação de uma Unidade de Internação COVID-19.

O local, ainda a ser definido, irá atender pacientes graves e que necessitam de internação. Estuda-se instalar a Unidade ao lado da Santa Casa de Birigui.

As propostas do Comitê serão levadas ao Conselho Municipal de Saúde, que deverá aprová-las. As ações aprovadas serão divulgadas posteriormente pelo Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19 [CCEC].

Além da instituição do Comitê, a Prefeitura de Birigui também publicou outro decreto que trata de medidas emergenciais na cidade, entre elas o fechamento do comércio local de 24 de março até o dia 7 de abril.

Todos os decretos estão disponíveis no Diário Oficial do Município [www.biriguis.sp.gov.br], no banner Diário Oficial.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »