AtaNews Publicidade 728x90
23/03/2020 às 14h18min - Atualizada em 23/03/2020 às 14h18min

Universitários da área de saúde podem atuar no enfrentamento à pandemia

Estudantes foram autorizados pelo Ministério da Educação a fazer estágio em unidades de saúde

Governo do Brasil
Foto: Divulgação
Graduandos dos cursos de  medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia foram autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) a fazer estágio em unidades de saúde. A iniciativa  tem o objetivo de auxiliar no combate à epidemia do coronavírus (Covid-19). Tanto a seleção quanto a alocação dos alunos serão coordenadas pelo Ministério da Saúde.

Os universitários poderão ser direcionados a atuar em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades, integrando o Sistema Único de Saúde (SUS) de forma auxiliar no enfrentamento à doença.

Dessa forma, estudantes que participarem desse esforço conjunto devem atuar exclusivamente nas áreas de clínica médica, pediatria, saúde coletiva e apoio às famílias, de acordo com as especificidades de cada curso. A atuação dos alunos será supervisionada por profissionais registrados em seus conselhos e pela orientação docente realizada pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). As instituições de ensino deverão usar a carga horária dedicada pelos alunos nas ações de enfrentamento como horas de estágio curricular obrigatório.

A atuação dos universitários nesse esforço será considerada de caráter relevante para o País e será utilizada na pontuação para ingresso nos cursos de residência. A ação voluntária vale para alunos de medicina que cursam os últimos dois anos da graduação e para alunos de enfermagem, farmácia e fisioterapia que estão no último ano do curso. A permissão é temporária enquanto durar a emergência em saúde pública de relevância nacional para o enfrentamento do coronavírus. 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »