AtaNews Publicidade 728x90
20/03/2020 às 15h52min - Atualizada em 20/03/2020 às 15h52min

Radicais Livres: Como impedir a ação dessas substâncias na pele

Confira como combater os radicais livres para evitar o envelhecimento precoce da pele

Beleza extraordinária
Foto: Instagram @mianjelica
Você já deve ter ouvido falar nos radicais livres e sua ação negativa na pele. Eles são conhecidos por provocar o envelhecimento cutâneo, causando rugas e flacidez. Por isso, provavelmente você já escutou que, para manter a pele bonita e lisinha, é preciso combater a ação dos radicais livres. 

Mas você sabe, de fato, o que são essas substâncias e como elas surgem na pele? Nessa matéria, a gente explica o que são, como funcionam e como combater os radicais livres. Se você quer saber tudo sobre eles, que são conhecidos como os vilões da pele jovem, vem conferir como fazer a skincare para evitar os radicais livres. 

AFINAL, O QUE SÃO OS RADICAIS LIVRES?
Os radicais livres são moléculas naturalmente produzidas pelo corpo ao longo da vida. O ideal é que eles sejam produzidos em quantidade moderada, o que permite que sejam neutralizados pelas enzimas protetoras. Mas alguns fatores podem contribuir para o aumento na produção deles e, quando isso acontece, os radicais livres podem danificar células saudáveis, provocando o envelhecimento da pele.

Esse dano é conhecido como estresse oxidativo e provoca o envelhecimento das células da pele. A consequência disso é o surgimento de rugas e linhas de expressão, além da perda da elasticidade, que provoca a flacidez. Para impedir que isso aconteça, é importante manter alguns cuidados no dia a dia, além de evitar alguns hábitos que aumentam a quantidade de radicais livres no organismo. 

QUAIS HÁBITOS AUMENTAM A PRODUÇÃO DE RADICAIS LIVRES?
Alguns hábitos do dia a dia podem contribuir para o aumento na produção de radicais livres, assim como fatores externos. A poluição no ar e a radiação ultravioleta, por exemplo, são dois fatores que fazem com que a concentração de radicais livres no corpo aumente.

O tabagismo também pode contribuir para a maior produção dessas substâncias, assim como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Por isso, se você quer combater a ação dos radicais livres, é fundamental manter hábitos saudáveis. 

COMO EVITAR A AÇÃO DOS RADICAIS LIVRES NA PELE?
Algumas substâncias presentes no organismo podem ajudar no combate aos radicais livres. Por evitarem a oxidação provocada por eles, essas substâncias são conhecidas como antioxidantes. As vitaminas A, C e E, por exemplo, são poderosos antioxidantes e podem ser obtidas através da alimentação saudável ou por meio de dermocosméticos. 

A alimentação equilibrada também pode proporcionar outros nutrientes importantes, como o licopeno, o zinco e o selênio. Além disso, é fundamental apostar no protetor solar e no hidratante facial e corporal diariamente, já que eles ajudam a evitar os danos causados pela poluição e pela radiação UV.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »