AtaNews Publicidade 728x90
20/03/2020 às 15h09min - Atualizada em 20/03/2020 às 15h09min

Servidores e estudantes propõem fabricação de álcool em gel para consumo interno

Material será fabricado nos laboratórios dos campi do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Governo do Brasil
Proposta vem como medida de emergência para combater proliferação do coronavírus no Campi - Foto: Daiane Mendonça – Governo do Estado de Rondônia
Com a escassez de álcool em gel 70% nas farmácias de todo o Brasil, estudantes e servidores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) propõem  a produção para consumo interno.  A ideia foi encaminhada para a direção da instituição visando a situação de pandemia de coronavírus no País. A medida emergencial foi aprovada pela reitoria.

O produto vai ser fabricado nos laboratórios dos campi do IFRJ localizados em Arraial do Cabo, Niterói, Nilópolis, Realengo e no Rio de Janeiro. As unidades foram escolhidas por possuírem estrutura e profissionais técnicos de química que serão responsáveis pelo processo de produção do álcool em gel 70%.

O reitor do instituto está satisfeito com a proposta vinda dos servidores e estudantes. “Essa é uma bela iniciativa que me enche de orgulho e deixa claro o nosso papel social como instituição de educação”, afirmou, Rafael Almada.

A produção do álcool em gel 70% só possível depois da publicação de uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O texto autoriza as farmácias de manipulação a produzirem e distribuírem produtos antissépticos ou sanitizantes, em caráter temporário.  

Após a apresentação do projeto de produção do álcool em gel no campi do IFRJ, o reitor do instituto encaminhou oficio para Anvisa solicitando a liberação de fabricação. “Enviamos um ofício à Anvisa solicitando, também, autorização para que possamos fazer a distribuição externa da nossa produção”, explicou o reitor do IFRJ.

Vão ser investidos inicialmente no projeto R$ 50 mil oriundos da reitoria do Instituto Federal. A ação faz parte de uma parceria da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Proppi).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »