AtaNews Publicidade 728x90
19/03/2020 às 16h08min - Atualizada em 19/03/2020 às 16h08min

Decreto do bispo suspende missas por prevenções contra o Coronavírus na Diocese de Araçatuba

Cláudio Henrique da Silva Ferreira
Assessoria de Comunicação da Diocese de Araçatuba
Foto: Divulgação
Em decreto emitido nesta quinta-feira (19) às paróquias, clero e a todo povo de Deus na Diocese de Araçatuba, o bispo diocesano Dom Sergio Krzwyw suspendeu as celebrações da Santa Missa em todas as paróquias desta Igreja Particular. Publicado e divulgado nesta quinta, o decreto começa a vigorar a partir de sexta-feira, 20 de março.

Conforme o texto, "sejam suspensas a partir do dia 20 de março de 2020, em todo o território Diocesano de Araçatuba, as celebrações das Missas Públicas.

Sejam suspensas em toda Diocese, no âmbito de suas paróquias, setores e todos os espaços eclesiais, as reuniões, assembleias, catequese, visitas missionárias, grupos de oração, terço dos homens e mulheres, procissões e eventos que aglomerem pessoas. Porém, que todos estejam unidos em orações, penitências e sacrifícios pelo fim dessa pandemia".

O decreto é por dentro indeterminado, porém serão observados os fatos e orientações referentes à pandemia nos âmbitos diocesano, estadual, nacional e internacional.

Além das missas, estão suspensas as celebrações dos sacramentos da do Batismo, Primeira Eucaristia, Confirmação e Matrimônio nas paróquias, sendo solicitada a observação de adiamento por tempo pertinente e necessário.

Todavia, os sacerdotes da Diocese estão orientados a celebrarem a Santa Missa sem a assembleia. "Os sacerdotes não deixem de celebrar as missas mesmo sem o povo, conforme o cân. 904 do Código de Direito Canônico, implorando a Deus a sua misericórdia e o fim da pandemia", afirma a nota.

SEMANA SANTA

Na Semana Santa e Páscoa, as celebrações também estão suspensas. Entretanto, o decreto episcopal solicita que as paróquias encontrem meios de se aproximarem dos fiéis por meio da transmissão das missas nas redes sociais, sendo orientada a organização, conforme os costumes.

"Devido à impossibilidade de celebrações com grande número de pessoas, sejam oferecidas aos fiéis oportunidades de se sentirem em comunhão com suas comunidades paroquiais, participando das Missas transmitidas pelos meios de comunicação. As paróquias se organizem, conforme possível, para transmitir pelo menos uma Missa dominical através do Facebook, e/ou outros meios disponíveis."




 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »