AtaNews Publicidade 728x90
19/03/2020 às 15h58min - Atualizada em 19/03/2020 às 15h58min

5 dicas para montar o espaço de home office perfeito

TecMundo
A pandemia de Coronavírus tem levado várias empresas ao redor do mundo a mandarem seus funcionários para trabalhar em casa. Além dessa alta demanda forçada, o próprio home office tem surgido como alternativa para quem não encontra no funcionalismo tradicional uma oportunidade.

Porém, esse tipo de situação precisa ser encarada com seriedade. O fato de trabalhar em casa não implica em fazer o serviço sem o mesmo zelo que você faria em um escritório, por exemplo. O home office possui suas vantagens, mas é fácil cair em armadilhas, principalmente por achar que a falta da presença do chefe significa menos cobrança de resultados.

Outro detalhe importante é o espaço que você utiliza para trabalhar. Nem todo mundo possui um escritório em casa, por isso é preciso levar em conta alguns fatores para tornar seu cantinho de trabalho mais agradável, prático e prazeroso. Anote as 5 dicas abaixo para criar um espaço perfeito de home office:

1. Espaço
O lugar físico é fundamental para um bom rendimento. Caso você esteja construindo ou comprando uma casa, pense na possibilidade de você trabalhar remotamente. Assim, transformar uma sala ou um quarto em um local só de trabalho pode ser importante para manter sua concentração focada no que você precisa fazer.

Já para o caso da atual pandemia, que obrigou diversos funcionários a trabalharem de casa, faz com que muitos deles não tenham um espaço próprio. Isso não significa que não seja possível improvisar. A mesa da altura adequada, uma cadeira confortável e uma iluminação que não force sua vista são fundamentais para você continuar rendendo tanto quanto dentro do escritório.

Espaço físico precisa ser agradável

Espaço físico precisa ser agradável



2. Cadeira
Apesar de citada no item acima, ela merece um tópico à parte. A cadeira de trabalho precisa manter sua coluna ereta e ser confortável. Do contrário, você pode acabar todo dolorido ao final do dia, com danos permanentes à sua coluna a longo prazo.

O conforto na hora de trabalhar é fundamental para qualquer pessoa. Por isso, por mais que algumas cadeiras de escritório sejam mais caras, esse é um investimento que certamente irá render muitos frutos no seu trabalho, principalmente na questão da produtividade.

Assento precisa ser confortável

Assento precisa ser confortável



3. Internet
O trabalho remoto implica em estar conectado o tempo todo. Por isso, é fundamental que o seu espaço de home office tenha um ótimo sinal de internet, sendo que esta precisa ter uma boa conexão. O limite de dados irá depender do quanto você necessita da internet para suas funções. Videoconferências, por exemplo, utilizam muitos dados, por isso a aquisição de um pacote maior talvez se torne necessária.

Também é importante que sua rede possua uma conexão Wi-Fi. Afinal, trabalhar com o computador conectado por fios pode ser um empecilho. Além disso, lembre-se de que nem tudo se resolver com um computador ou notebook: muitas vezes, será preciso utilizar o celular. Os planos de dados para aparelhos móveis, como smartphones e tablets, costumam ter maior limitação, por isso a importância de uma conexão sem fio dentro de sua casa.

Internet de qualidade vai ajudar nas entregas

Internet de qualidade vai ajudar nas entregas



4. Parte técnica
Seu equipamento de trabalho precisa estar atualizado para não deixar você na mão. Isso vale tanto para a parte física, como notebooks, computadores, tablets e smartphones, quanto para os softwares utilizados em suas funções. Possuir licenças para o uso dos programas é fundamental – e isso pode ser conversado com sua empresa, caso seja algo muito caro.

Periféricos como impressoras e scanners, por exemplo, podem ser opcionais, já que muitos de seus serviços podem ser encaminhados por e-mail. Porém, caso você os necessite, lembre-se sempre de ter suprimentos como tintas e papéis, pois eles costumam faltar justamente na hora que você mais precisa.

Equipamentos não podem te deixar na mão

Equipamentos não podem te deixar na mão



5. Você
A última peça do home office é você mesmo. Lembre-se daquilo que você gosta dentro dos escritórios e tente recriar em casa. Você sempre tem o horário do cafezinho? Então deixe preparado para seu momento de descanso. Até a opção de ter uma máquina de café em seu escritório particular é uma opção.

Você também precisa sentir que está trabalhando. Muitos acham que o home office é ótimo porque dá para trabalhar de roupas íntimas ou sem tomar banho. Mas você irá se sentir produtivo trabalhando dessa forma? Um ou dois dias podem até funcionar, mas a longo prazo você irá notar que quanto mais você encarar o home office como um local de trabalho e não um local de sua casa, mais você se sentirá apto para fazer isso seriamente.

É fundamental que você se valorize, mesmo em casa

É fundamental que você se valorize, mesmo em casa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »