19/03/2020 às 11h04min - Atualizada em 19/03/2020 às 11h04min

Frigideira de massa filo com carne de porco, legumes, queijo feta e pinhões

A Receitaia
A massa filo é uma massa sem fermento muito fina, usada, por exemplo, na preparação de baklava e börek e, especialmente, na culinária do Oriente Médio e dos Bálcãs. Ela parece a massa folhada que já conhecemos bem. Na receita a seguir, colocamos várias camadas de massa filo em uma frigideira e a recheamos com uma deliciosa carne de porco frita, com legumes e queijo. Depois de apenas 40 minutos, você pode servir esta delícia aos seus convidados.

Ingredientes:

400 g de carne de porco;
Aprox. 500 g de folhas de espinafre;
1 cebola roxa;
2 dentes de alho;
150 g de cogumelos;
Aprox. 10 tomates-cereja;
100 g de queijo feta;
1 colher de sopa de pinhões;
Sal;
Pimenta;
1 colher de chá de páprica;
2 ovos;
100 g de parmesão ralado;
Aprox. 10 folhas de massa filo;
Manteiga derretida;
Azeite.

Passo a passo:

1) Corte a carne de porco, cogumelos, cebola e alho em pedaços pequenos, frite em uma panela com azeite e tempere com sal, pimenta e páprica.

2) Em seguida, adicione as folhas de espinafre e os tomates cereja cortados ao meio. Cozinhe tudo por cerca de 5 minutos e deixe esfriar um pouco.

3) Pincele uma frigideira de ferro fundido com manteiga derretida e coloque uma folha de massa filo dentro. Deixe a massa cair pela borda.

4) Pincele a massa com manteiga líquida e coloque as 9 folhas restantes uma sobre a outra em posições diferentes. Pincele cada folha de massa com manteiga.

5) Despeje o recheio de legumes e carne sobre a massa.

6) Misture os ovos com queijo parmesão ralado e espalhe a mistura sobre o conteúdo da frigideira. Dobre as folhas de massa sobrepostas em direção ao meio antes de pincelar a massa com manteiga derretida novamente.

7) Corte o queijo feta em pequenos cubos e os espalhe sobre o resto dos ingredientes na panela. Por fim, adicione pinhões. Asse a 170 °C por 40 minutos.



E como cozinhar é uma questão de gosto, você pode adicionar abobrinha e/ou pimentão e substituir o queijo feta por mussarela. Este crepe aberto com uma textura original irá deliciar todas as bocas da casa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »