AtaNews Publicidade 728x90
18/03/2020 às 13h20min - Atualizada em 18/03/2020 às 13h20min

Casos de gripe aviária são confirmados na Alemanha, Índia e Filipinas

DOENÇAS

HISTORY
Casos de diferentes subtipos de gripe aviária foram confirmados nos últimos dias na Alemanha, Índia e Filipinas. A doença ataca principalmente as aves, mas pode infectar também mamíferos, como os seres humanos. De acordo com as autoridades dos três países, os casos registrados afetaram apenas pássaros.

Na Alemanha, o caso confirmado envolve o vírus H5N8. A doença foi registrada em uma fazenda de frangos na Saxônia. Todos os animais foram sacrificados e foi estabelecida uma quarentena para evitar a proliferação da gripe aviária. de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o risco de contaminação humana nesse caso é considerado  baixo. Na Índia, as autoridades também confirmaram o registro de gripe aviária em diferentes regiões do país, embora o subtipo da doença não tenha sido especificado.  

Já nas Filipinas, foram registrados casos de H5N6, cepa de vírus altamente infecciosa. A doença atingiu uma fazenda de codornas na província de Nueva Ecija e provocou a morte de cerca de 1500 aves. Outros 12 mil pássaros foram sacrificados para evitar novas infecções. 

De acordo com William Dar, secretário de agricultura das Filipinas, há risco de as codornas infectadas contaminarem humanos por meio de secreções. Apesar disso, essa chance é considerada pequena. Não houve registros de infecções humanas quando a mesma cepa do vírus atingiu o país em 2017. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »