AtaNews Publicidade 728x90
12/03/2020 às 11h29min - Atualizada em 12/03/2020 às 11h29min

Sobe para 73 o número de casos do coronavírus no Brasil

Dois dos novos registros da doença foram confirmados em Pernambuco

Olhar Digital
Foto: Divulgação
Os infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil já somam 73 casos até à manhã desta quinta-feira (12). Dois dos novos casos da doença foram confirmados em Pernambuco, ambos pacientes que estiveram juntos na Itália, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

No início da noite de ontem, o hospital Albert Einstein havia anunciado que mais 16 pessoas tiveram o diagnóstico positivo, elevando o total no país para 69. Há 930 casos suspeitos e 947 descartados. Com a atualização, o Estado da Bahia registra três casos de Covid-19, enquanto São Paulo lidera com 46.

O terceiro registro na Bahia é de uma mulher com 68 anos, que tem sintomas leves e está em isolamento domiciliar. Moradora de Feira de Santana, ela teve contato com a segunda paciente confirmada do estado.  

Números do Ministério da Saúde

Boa parte dos novos casos já confirmados pelo órgão foram registrados em São Paulo, incluindo um aluno da USP afetado. No boletim de terça-feira, o estado registrava 19 casos, mas agora o número de confirmações já chega a 30. Também foram registradas cinco novas ocorrências no Rio de Janeiro, que subiu de 8 para 13 casos, enquanto o estado do Rio Grande do Sul teve seu segundo caso confirmado. O boletim também contabiliza um novo caso no Distrito Federal, que chega a duas confirmações.

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a reclassificação do coronavírus e da Covid-19. A partir de agora, eles são tratados como uma pandemia, o que significa que a doença já tem alcance global.

Essa mudança de visão sobre o vírus se reflete na forma como o ministério passou a classificar os casos suspeitos. Inicialmente, só eram enquadrados nessa categoria os casos de pessoas que apresentassem sintomas e tivessem viajado para alguns dos países de risco. Posteriormente, passaram a ser considerados suspeitos qualquer um com sintomas que esteve na América do Norte, Europa ou Ásia. Agora, no entanto, qualquer pessoa que esteve no exterior e apresente sintomas pode ser considerada suspeita.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »