AtaNews Publicidade 728x90
11/03/2020 às 15h54min - Atualizada em 11/03/2020 às 15h54min

No período da quaresma conheça os benefícios da dieta mediterrânea

Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação

Considerada a mais benéfica para o coração, a dieta mediterrânea ganha diversos adeptos durante a quaresma - neste período, grande parte da população abdica do consumo de carne e busca dietas que aliem os seus princípios religiosos à vida saudável. A dieta, que tem como base os hábitos da população de países banhados pelo Mar Mediterrâneo, privilegia alimentos frescos in natura e descarta industrializados, o que reduz os malefícios de aditivos químicos, e do excesso de sal e açúcar.

De acordo com a nutricionista da Clínica Penchel Jéssica Prances, a dieta mediterrânea exige a alta ingestão de vegetais, frutas e alimentos ricos em “gorduras do bem”, como, por exemplo, o azeite de oliva extravirgem, óleo de canola, amendoim, abacate, açaí, tucumã e buriti. “Peixes de águas frias e profundas como a sardinha e o atum, assim como os grãos da linhaça e da chia, os cereais integrais e o vinho tinto também são outros importantes elementos dessa dieta. Contendo diversas vitaminas, minerais e fibras, os componentes da alimentação mediterrânea ainda contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, aponta.

Oleaginosas como as nozes, castanhas e amêndoas, também são comuns no cardápio. “Os benefícios variam entre o controle dos níveis de colesterol, até a sensação de saciedade, o que evita o exagero em outras refeições. Castanhas podem ser misturadas aos pratos ou consumidas como um mix, durante o lanche, por exemplo”, sugere a nutricionista.

Ainda que o foco da dieta não seja a perda de peso, essa é uma forma comum de combate à obesidade. "O emagrecimento está associado ao consumo de nutrientes que contribuem para a melhora do funcionamento do intestino e do metabolismo e proporcionam maior disposição. Isso é basicamente tudo o que a dieta mediterrânea propõe”, diz Jéssica Prances.

Segundo a nutricionista, a dieta mediterrânea é segura pois associa diversidade alimentar à manutenção de modos de vida mais saudáveis, como a atividade física. “Apesar disso, é importante lembrar de seguir a recomendação de um profissional da área antes de embarcar em qualquer dieta”, conclui
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »