AtaNews Publicidade 728x90
10/03/2020 às 10h26min - Atualizada em 10/03/2020 às 10h26min

Imposto de Renda: modificações permitem destinação solidária maior a Fundos que ajudam pacientes atendidos na Funfarme

A novidade deste ano é que além dos 3% para o Fundo da Criança da cidade de Bady Bassitt, o contribuinte pode reverter outros 3% para o Fundo do Idoso, num total de 6%

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Os contribuintes pessoas físicas têm até o dia 30 de abril para entregarem a declaração anual do imposto de renda. E todo ano, o declarante pode reverter até 3% do seu imposto devido diretamente para instituições sem fins lucrativos que atendem e beneficiam a sua comunidade. É o caso do Hospital de Base (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), cujo imposto recebido é investido para melhorar o atendimento a crianças e idosos de Araçatuba e região.

De 2013 a 2019, o HB e o HCM prestaram 12 mil atendimentos a pacientes de Araçatuba, dos quais 676 internações, 619 cirurgias e 706 para tratamento de câncer.

Por uma exigência do governo e da Receita federal, a instituição tem que receber o dinheiro através dos fundos da criança e do idoso de algum município. No caso do Hospital de Base (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o contribuinte deve destinar parte do seu imposto de renda aos fundos da criança e do idoso do município de Bady Bassitt.

O endereço na internet para obter informações e entender como destinar o imposto é o https://badybassitt.sp.gov.br/post/destinacao-solidaria-1545065949.
 
Em 2020, contribuinte pode destinar mais imposto
 
Em 2020, o contribuinte pode fazer uma destinação solidária do imposto de renda ainda maior e, assim, ajudar mais entidades filantrópicas. Além dos até 3% para o Fundo da Criança do Município de Bady Bassitt, o declarante pode agora, também, reverter outros 3% para o Fundo do Idoso da cidade, somando um total de 6%. Basta apenas avisar o contador ou fazer a declaração completa, pelos sites da RF. Após a destinação, a prefeitura de lá repassa 95% do montante para HB e HCM, que injetam o valor em melhorias estruturais e de equipamentos. Os Fundos que atendem a estes hospitais são os do município de Bady Bassit.

“Não é doação. Este é um recurso no qual o governo empodera o contribuinte para que ele decida onde será investida esta verba, com a garantia de melhorar assim a saúde da população e os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem gastar nada a mais por isso”, explica o superintendente financeiro da Funfarme, Robson de Pádua.

Levantamento feito pela Receita Federal mostra que apenas 2% do imposto de renda da pessoa física de 2019 foram destinados para fins sociais, o equivalente a apenas R$ 119 milhões dos R$ 6,2 bilhões.

Esta verba irá ajudar a custear a modernização e adequação de uma ala específica para Geriatria, especialidade que cuida de idosos, do SUS no HB e para a compra de equipamentos de fototerapia para recém-nascidos, monitores cardíacos e respiradores de tecnologia avançada para as UTIs do HCM.

"Por ano, realizamos mais de 800 mil atendimentos, dos quais, cerca de 700 mil são de usuários do SUS não só da nossa região, mas de todo o país”, explicou o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares.  Dra. Amália Tieco, diretora do HB, complementa. "Temos uma enorme responsabilidade para com esta população e queremos sempre melhorar nosso atendimento, por isso, o dinheiro do imposto de renda é fundamental".

A declaração imposto pode ser feita até 30 de abril de 2020. Porém, o quanto antes ela for feita, mais rápido o contribuinte receberá a restituição, se este for o caso dele. No primeiro dia disponível para entregar o documento à Receita, 2 de março, apenas 1,16% da população tinha feito, de acordo com dados da RF.

O órgão disponibiliza uma seção online na qual o declarante pode esclarecer mais dúvidas sobre a destinação solidária. Basta acessar o endereço http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/projeto-destinacao
 
Empresas de fechamento orçamentário trimestral

Esta mesma declaração feita pela pessoa física pode ser realizada por empresas que fecham o orçamento a cada 3 meses. As companhias que se enquadram neste perfil e que quiserem participar desta campanha solidária em prol dos pacientes SUS atendidos no HB e HCM, basta apenas solicitar esta destinação ao setor contábil de sua instituição na hora de fazer a declaração do trimestre para o Imposto de Renda.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »