AtaNews Publicidade 728x90
09/03/2020 às 16h54min - Atualizada em 09/03/2020 às 16h54min

2º Indaba Distrital reúne mais de 70 chefes escoteiros em Araçatuba

Participaram cerca de 70 participantes de oito grupos escotistas da região

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
Foto: Ana Saraiva
No último domingo (8), o 31° Distrito Escoteiro da Região de Araçatuba (SP) realizou o 2º Indaba Distrital. O evento reuniu cerca de 70 representantes dos oito grupos escoteiros pertencentes ao distrito, entre chefes e dirigentes. Também participou como convidado o grupo de escoteiros Guaicurus, de Três Lagoas (MS).

Segundo a comissária distrital de Araçatuba, Vânia Ferrari, o evento marca o início de uma nova fase na gestão de adultos do distrito. "Nós compartilhamos os calendários dos grupos e definimos as metas para 2020 do distrito, para o alinhamento de todos os chefes", explica ela. A partir deste ano, segundo Vânia, há um projeto para a formação de adultos voluntários do movimento escoteiro. "É uma nova política de gestão de adultos dos Escoteiros do Brasil que nós queremos implantar aqui, no nosso distrito", diz.

A programação do 2° Indaba incluiu uma oficina de ciclo de programa, com ensinamentos de como fazer a progressão dos jovens desde lobinhos (escoteiros com idades entre 6,5 e 10 anos) a pioneiros (dos 18 aos 21 anos incompletos), no ciclo de programas, segundo o projeto educativo dos Escoteiros do Brasil. "Também realizamos uma confraternização de boas práticas de todos os ramos, de lobinhos a pioneiros, incluindo boas práticas de dirigentes, com os participantes expondo e compartilhando práticas exercidas em 2019", finaliza Vânia.

Significado

Indaba é uma palavra do idioma zulu, uma etnia africana, que significa conferência, reunião. O termo foi introduzido no movimento escoteiro como referência às reuniões de líderes, dirigentes, chefes e responsáveis pelo grupo. O evento em Araçatuba ocorreu na sede do grupo escoteiro Dom Bosco, no bairro Casa Nova, um local com ampla área verde e espaço próprio para as atividades escoteiras.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »