AtaNews Publicidade 728x90
06/03/2020 às 15h02min - Atualizada em 06/03/2020 às 15h02min

Ritinha Prates, Prefeitura e Câmara plantam árvores no entorno de futura oficina ortopédica

Em celebração antecipada do Dia da Mulher, ação contou com a participação de colaboradoras da entidade, assim como de servidoras do Executivo e do Legislativo

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Quarenta e duas árvores foram plantadas ao redor da futura oficina ortopédica da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), nesta sexta-feira (06), por meio de uma parceria entre a entidade, a Prefeitura e a Câmara Municipal. Em comemoração antecipada do Dia Internacional da Mulher (08/03), o plantio foi feito por colaboradoras da associação, assim como por servidoras do Executivo e do Legislativo.

No acordo entre as instituições, a inciativa partiu da Câmara, por meio do projeto "Mulheres que plantam árvores", a Ritinha Prates cedeu o local para a ação, e a Prefeitura forneceu as mudas e a supervisão técnica para o plantio. As árvores das espécies canelinha, acácia imperial, jacarandá do campo, ipê branco, magnólia e resedá mirim, ocuparam o entorno da área de 5.112 m2 onde a entidade vai construir uma fábrica de próteses e órteses (equipamento que auxilia movimentos dos membros).



Atualmente, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) mantido pela associação conta com um pequeno espaço interno inaugurado no final de 2017, que produz cerca de 20 próteses e órteses ao mês. Com a nova fábrica, a produção será elevada para 100.

O terreno era ocupado anteriormente por um ecoponto (local destinado a receber descartes, em volume de até 1 m³ de restos de poda e capina, entulhos e restos de construção e resíduos volumosos como móveis, colchões e eletrodomésticos), no bairro Carazza, e foi concedido à associação em 2017. A presidente da Ritinha Prates, Vanilda Maria Barnoza (Vanda) lembrou que a oficina terá 369 m2 de área construída, para a confecção de próteses e órteses que vão atender, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a população dos 42 municípios da região do DRS 2 (Departamento Regional de Saúde).

Qualidade de vida

O prefeito Dilador Borges e a presidente do Legislativo Municipal, Tieza Marques, participaram da ação, assim como a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Assunta Curti. O chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, orientou os participantes em relação ao plantio e lembrou que a ação é transformadora, pois promove a recuperação de uma área onde antes eram vinham sendo feitos descartes irregulares.



"O plantio que realizamos hoje, além de deixar o espaço mais bonito, impacta de forma positiva o meio ambiente, e ajuda a melhorar a qualidade de vida de todos nós. Que seja apenas mais um de infindáveis plantios de árvores e de boas ações para Araçatuba e para o Noroeste Paulista", finalizou a presidente da Ritinha Prates.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »