AtaNews Publicidade 728x90
06/03/2020 às 15h01min - Atualizada em 06/03/2020 às 15h01min

Google passa ranquear sites pelas suas versões mobile em setembro

TecMundo
A Google anunciou em seu blog que começará a ranquear todos os sites da internet avaliando primeiro sua versão mobile a partir de setembro deste ano. A novidade faz parte da iniciativa "mobile-first" da empresa, que foi anunciada em 2016 e já está valendo para novos domínios. Na segunda metade do ano, porém, os endereços mais antigos também serão adicionados ao algoritmo e indexados por meio de sua interface para dispositivos móveis.

A indexação "mobile-first" visa preparar a web para a era dos smartphones e leva em conta fatores como responsividade da interface e tempo de carregamento em diferentes dispositivos. De acordo com dados da empresa, cerca de 70% dos sites exibidos nos resultados de busca do Google Search já estão adaptados para o novo padrão.

De acordo com a companhia, os sites que preencherem os requisitos da indexação para dispositivos móveis já serão adicionados ao novo sistema de ranqueamento. Ou seja, setembro é apenas o prazo final para todos se adaptarem e ninguém ficar "soterrado" nos mecanismos de pesquisa por causa da falta de uma interface otimizada para smartphones.

Dicas da Google
Para ajudar os donos de sites a se adaptarem ao novo padrão de ranqueamento, a Google possui todas as diretrizes sobre a indexação para dispositivos móveis em um site próprio para a novidade. Além disso, a companhia também tem um guia de otimização que inclui diferentes formas de otimizar um domínio para mobile.

A companhia recomenda que os usuários adotem um design web responsivo, que funciona em computadores e celulares. Além disso, a Google diz que um formato a ser evitado é criar uma URL própria para dispositivos móveis (m.dominio.com), já que isso pode causar confusão para os mecanismos de busca e também usuários.

Para quem já possui uma interface adaptada aos dispositivos móveis, a Google possui um teste online que avalia se o domínio é "mobile friendly", que pode ser utilizado aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »