AtaNews Publicidade 728x90
06/03/2020 às 11h06min - Atualizada em 06/03/2020 às 11h06min

Descubra se você faz parte dos grupos mais suscetíveis ao coronavírus

Centro de Controle de Doenças da China (CCDC) divulgou gráfico após análise de pacientes infectados

Olhar Digital
O coronavírus teve sua origem na província de Wuhan, na China, antes de se espalhar pelo país e posteriormente pelo mundo. São mais de 99 mil casos, com 3.400 mortes confirmadas. Como o país de origem é o com mais casos, analisar seus dados podem ajudar a entender como o Covid-19 afeta diferentes pessoas. Foi o que o Centro de Controle de Doenças da China (CCDC) decidiu fazer. Foram analisados 72.314 pacientes, separados por gênero, idade e gravidade da doença. 

Reprodução

Reprodução



O gráfico acima mostra os casos e mortes separados por idade. É possível notar que apenas 10% deles atinge pessoas com menos de 30 anos, sendo 2% com idade menor que 20 anos. Por outro lado, 75% dos infectados possuem entre 30 e 69 anos, com mais destaque para pessoas com idade entre 50 e 59 anos.

Esses números podem ser consequência da demografia da China, mas especialistas acreditam realmente que adultos e idosos são mais suscetíveis. Em relação às vítimas fatais, 50% possuem com mais de 70 anos. Outros 30% estão no grupo anterior, entre 60 e 69 anos. O gráfico de óbito mostra uma tendência clara: pacientes mais velhos possuem mais chances de não resistir à doença.

Reprodução

Reprodução





O Covid-19 também parece afetar os gêneros de forma diferente. Apesar da quantidade de casos bastante aproximada, com pouco mais de 51% das vítimas sendo do sexo masculino, a proporção de vítimas fatais se altera para quase 64% entre homens. Para mulheres, são quase 49% dos casos e 37% dos mortos. Para esses dados, especialistas acreditam que o fato de a quantidade de homens fumantes no país é muito maior que o de mulheres, o que os tornam mais suscetíveis às doenças cardiovasculares e pulmonares, agravante para o coronavírus.

Reprodução

Reprodução



Outro ponto que os gráficos mostram é em relação à gravidade da doença. A grande maioria dos casos, cerca de 80%, é leve. O restante se divide com 14% de casos graves e apenas 5% críticos. É nessa faixa que se encontram as vítimas fatais.

A grande questão dessa análise é a comparação com o restante do mundo. Porém, com esses dados registrados, é possível utilizá-los para ajudar a combater e prevenir a doença. Independente de gênero e idade, todos precisam fazer sua parte para frear a epidemia. As recomendações da OMS sugerem não sair de casa quando apresentar sintomas, evitar tocar o rosto e lavar as mãos com água e sabão frequentemente.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »