05/03/2020 às 16h44min - Atualizada em 05/03/2020 às 16h44min

Cabelo oleoso na raiz e ressecado nas pontas: Como cuidar dos fios mistos

Descubra como cuidar do cabelo com raiz oleosa e pontas secas

Beleza extraordinária
Foto: Instagram @shannontayloor
Cuidar do cabelo oleoso na raiz e ressecado nas pontas pode parecer um desafio para muitas mulheres. Afinal, como lidar com as madeixas que precisam de mais limpeza em uma parte e mais hidratação em outra? Se você tem esse tipo de cabelo, já deve ter passado por essa dúvida em algum momento.

Muitas vezes pode parecer difícil encontrar os melhores produtos e cuidados para o cabelo que tem raiz oleosa e pontas ressecadas. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a cuidar das madeixas da melhor forma e deixar os fios lindos e bem equilibrados. Quer aprender como fazer? Então, vem conferir!

1- A HIDRATAÇÃO AJUDA A DEIXAR AS PONTINHAS SAUDÁVEIS
A hidratação é fundamental para recuperar as pontinhas ressecadas. Para deixar seu cabelo bem hidratado, o ideal é fazer o cuidado semanalmente: é só lavar os fios normalmente e apostar em uma máscara de hidratação no comprimento e pontas. E, depois, enxaguar bem, é claro.

2- EVITE EXAGERAR NO USO DO SECADOR E DA CHAPINHA
Pode parecer difícil para algumas mulheres, mas se as suas pontas estão ressecadas, é melhor deixar as ferramentas de calor um pouco de lado. Experimente deixar o cabelo secar naturalmente e, quando for indispensável, sempre use um protetor térmico antes de usar o secador.

3- APARAR AS PONTAS A CADA 4 MESES EVITA O RESSECAMENTO
Para evitar que as pontas fiquem ressecadas - ou acabar com as pontinhas que já estão danificadas -, uma boa dica é aparar o cabelo a cada 3 ou 4 meses. Assim, você elimina as partes que estão muito ressecadas e ajuda o cabelo a ficar mais saudável e hidratado.

4- APOSTE EM UM LEAVE-IN QUE PROTEJA E TRATE AS PONTAS
O leave-in também é um produto indispensável para as mulheres que sofrem com as pontas ressecadas. O ideal é apostar em um leave-in de tratamento, que proteja os fios do ressecamento e ajude a tratar os danos já existentes nas madeixas, sem deixar o cabelo pesado.

5- EVITE LAVAR O CABELO COM A ÁGUA MUITO QUENTE
Já para evitar o excesso de oleosidade na raiz, uma boa dica é evitar lavar o cabelo com a água quente. Isso porque ela estimula a produção de óleo e pode intensificar o problema. Por isso, o ideal é preferir a água fria ou morna, se você quer deixar as madeixas mais soltinhas.



6- O CONDICIONADOR É FUNDAMENTAL, MAS É PRECISO CUIDADO
Os cabelos oleosos também precisam de condicionador para ficarem bem hidratados, mas é preciso passar da forma certa. Na hora da lavagem, evite passar o condicionador muito próximo à raiz, concentrando o produto apenas no comprimento e pontas.

7- PASSAR MUITO A MÃO NO CABELO AUMENTA A OLEOSIDADE
Esse hábito é muito comum e muitas vezes a gente acaba passando a mão no cabelo sem nem perceber. O problema é que a pontas dos dedos também acumulam óleo e pode aumentar a oleosidade no couro cabeludo ao longo do dia. O ideal é deixar as mãos longe dos fios para evitar o problema.

8- USE UMA LINHA DE SHAMPOO REEQUILIBRANTE
Quando as raízes são oleosas e as pontas secas, é importante reequilibrar o cabelo inteiro, levando purificação e hidratação para todo o fio. Para isso, uma boa dica é apostar em um shampoo reequilibrante, que limpe e hidrate as madeixas na medida certa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »