AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2020 às 15h45min - Atualizada em 05/03/2020 às 15h45min

Passageiros elegem os melhores aeroportos brasileiros

Quatro aeroportos conquistaram as melhores notas de desempenho no serviço prestado no País. Mais de 94 mil pessoas foram entrevistadas.

Governo do Brasil
Passageiros elegem os melhores aeroportos brasileiros - Foto: Agência Brasil
Os aeroportos de Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Vitória (ES) conquistaram a preferência dos passageiros em 2019. Os quatro terminais receberam nesta semana o prêmio de melhor desempenho de serviços prestados no setor da aviação, segundo a edição 2020 do Prêmio Aeroportos + Brasil. Os escolhidos foram definidos a partir da Pesquisa de Satisfação do Passageiro em 2019. Foram entrevistados, durante todo o ano, 94.549 mil pessoas. A pesquisa avaliou três categorias: até 5 milhões de passageiros ano, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões.

O Prêmio Aeroportos + Brasil também avaliou o desempenho das companhias aéreas brasileiras que trafegam no País. A Azul Linhas Aéreas foi a favorita em duas categorias pelo segundo ano consecutivo. A empresa recebeu a melhor nota em relação ao check-in e restituição de bagagem.

Para o ministro Tarcísio de Freitas, a melhoria dos serviços aos usuários é perceptível nos aeroportos brasileiros. “Estamos indo na direção correta quando a gente resolver encarar questões regulatórias, simplificar regulação. Significa que nós temos um Brasil que está em transformação e uma infraestrutura que está em transformação”, disse.

O ministro ressaltou ainda que deverão ser realizadas 22 concessões aeroportuárias até o final do ano. Ele explica a importância da ação para o crescimento e desenvolvimento dos aeroportos brasileiros. “A gente percebe o acerto do programa de concessões, que mexeu também com a Infraero, que melhorou sua gestão e concorre hoje de igual para igual com aeroportos concedidos”, disse.

O secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann, ressaltou que os aeroportos brasileiros estão preparados no quesito infraestrutura.  “Nós temos hoje aqui no Brasil o que existe no mundo em termos de qualidade do serviço prestado para a população. Nossos aeroportos não ficam devendo em nada. Os melhores aeroportos do mundo, da Ásia, Estados Unidos e Europa. Temos infraestrutura de qualidade. E mais do que isso, temos um serviço público de qualidade”, afirmou.

1. Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek

Aeroporto de Brasília é eleito o melhor do País na categoria mais de 15 milhões de passageiros

Aeroporto de Brasília é eleito o melhor do País na categoria mais de 15 milhões de passageiros



O Aeroporto Internacional de Brasília conquistou o primeiro lugar na categoria acima de 15 milhões de passageiros ao ano. O terminal alcançou a nota 4,48 na avaliação dos passageiros. A nota tem uma variação que vai de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”).

Nas últimas três pesquisas, o terminal de Brasília conquistou também a melhor pontuação do grupo que avalia os aeroportos que movimentam mais de 15 milhões de passageiros.

O aposentado, Carlos Roberto Moura, aprovou as obras no aeroporto de Brasília. Ele diz, que agora tudo está funcionando.“Está muito bom. Acabaram as obras. O ar condicionado está funcionando. Está tudo muito bom", disse.

2. Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas e Aeroporto Internacional Afonso Pena

Viracopos está entre os melhores aeroportos do País

Viracopos está entre os melhores aeroportos do País



O aeroporto Afonso Pena é um dos favoritos entre os passageiros

O aeroporto Afonso Pena é um dos favoritos entre os passageiros



O aeroporto Afonso Pena é um dos favoritos entre os passageiros

Na edição 2020 do Prêmio Aeroportos + Brasil os aeroportos de Campinas (SP) e Curitiba (PR) empataram na categoria que avalia de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano. Os dois terminais atingiram a pontuação de 4,74.

3. Aeroporto Internacional de Vitória – Eurico de Aguiar Salles

Aeroporto de Vitória conquista o prêmio de melhor aeroporto na categoria até 5 milhões de passageiros

Aeroporto de Vitória conquista o prêmio de melhor aeroporto na categoria até 5 milhões de passageiros



O Aeroporto de Vitória (ES) levou o prêmio na categoria de até 5 milhões de passageiros. A unidade recebeu dos passageiros entrevistados a nota média de 4,64. A nota tem uma variação que vai de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”).


Outras premiações
A edição 2020 do Prêmio Aeroportos + Brasil também avaliou cinco outros indicadores. O aeroporto de Florianópolis (SC) ganhou na categoria dos terminais que mais evoluíram no País. A pesquisa apontou um crescimento de 13,6%. O terminal de Maceió (AL) venceu três indicadores quando avaliados os terminais que movimentam até 5 milhões de passageiros. Entre eles, raio-x mais eficiente e controle aduaneiro mais eficiente. O aeroporto de Manaus (AM) venceu na categoria de controle migratório.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »