AtaNews Publicidade 728x90
03/03/2020 às 09h25min - Atualizada em 03/03/2020 às 09h25min

Bandeira tarifária segue verde em março

Em razão das chuvas, no mês de fevereiro, os principais reservatórios de hidrelétricas apresentaram recuperação de níveis

Governo do Brasil
Foto: Beth Santos
A  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) infirmou que, pelo segundo mês consecutivo, a bandeira tarifária será verde, sem cobrança extra na conta dos consumidores.

Em fevereiro, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês, possibilitando a permanência da bandeira verde em março. 

A previsão para o mês de março é de manutenção dessa condição hidrológica favorável, o que aponta para um cenário com elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN, reduzindo a necessidade de acionamento do parque termelétrico.

Essa perspectiva refletiu-se na redução do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF, sigla em inglês). O Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.


Bandeiras

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. 

O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »