02/03/2020 às 15h11min - Atualizada em 02/03/2020 às 15h11min

Conheça o site que mapeia o voto dos parlamentares sobre o Veto 52

Caso o veto seja derrubado, deputados e senadores poderão controlar R$ 42 bilhões

O movimento Vem Pra Rua Brasil mantém o site “veto52.com.br”, que mapeia a posição dos deputados e senadores a respeito do Veto 52, indicando os favoráveis, contrários e indecisos.

O mapa demonstra 66 deputados favoráveis ao veto, 2 contrários e 443 indecisos. 22 senadores se posicionam como favoráveis, 1 como contrário e 58 indecisos.

Para a rejeição do veto, é necessária a maioria absoluta dos parlamentares das Casas, sendo 41 votos no Senado e 257 votos na Câmara dos Deputados.

Clique aqui para acessar o site.

Entenda o que é o Veto 52
Em dezembro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 13.957/2019, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), mas barrou o dispositivo que cria o orçamento impositivo.

O orçamento impositivo determina que o governo federal é obrigado a executar as emendas parlamentares aprovadas pelo Congresso para o Orçamento anual. Atualmente, o Orçamento Federal tem caráter autorizativo, ou seja, o governo não é obrigado a seguir a lei aprovada pelos congressistas.

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal tentam derrubar o veto presidencial, para garantir que o Legislativo tenha um controle ainda maior dos recursos públicos.

Caso o veto seja derrubado, o Congresso terá o controle de R$ 42 bilhões, um verdadeiro escárnio com o dinheiro público. Desta forma, os parlamentares poderão gastar suas emendas sem que a autorização do governo.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »