AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2020 às 14h55min - Atualizada em 28/02/2020 às 14h55min

SP lança guia informativo e central de combate a fake news sobre o coronavírus

Manual pode ser baixado gratuitamente via site ou QR Code e compartilhado em redes sociais; pontos de grande fluxo de pessoas terão cartazes

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação
O Governador João Doria iniciou na sexta-feira (28) uma ampla campanha de conscientização e prevenção ao novo coronavírus.

A principal novidade é um manual digital, que poderá ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa no hotsite www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus ou via QR Code e impresso. Uma central digital de combate a fake news também conta com material para livre compartilhamento por redes sociais e serviços de mensagem, como o WhatsApp.

“A comunicação ajuda a serenar ânimos e informar corretamente sobre a doença e como preveni-la. Informação correta neste momento é fundamental. Uma informação incompleta pode provocar busca desenfreada pelos serviços de saúde desnecessariamente”, afirmou Doria.

A produção do guia e a criação da central virtual para combate a notícias falsas foi coordenada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado e pelo Centro de Contingência de coronavírus em São Paulo. Há três dias, São Paulo confirmou o primeiro paciente brasileiro contaminado com o vírus após uma viagem à Itália.

A cartilha também terá versões em outros quatro idiomas: inglês, espanhol, italiano e chinês. A partir da próxima semana, versões impressas do guia serão distribuídas a pessoas que chegam do exterior ao Brasil pelo aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, e pelo porto de Santos, o maior da América Latina.

Ação integrada

As estações de metrô e trens da Grande São Paulo também receberão cartazes e material impresso sobre o coronavírus. O Governo de São Paulo também vai orientar municípios a disseminar o guia em postos de saúde, hospitais, escolas, terminais de ônibus e rodoviárias.

“A comunicação é a principal aliada neste momento para evitar fake news. Nós tomamos o cuidado de criar uma verdadeira central de combate a notícias falsas”, afirmou o Secretário de Comunicação Cleber Mata.

O Estado também disponibilizou uma série de vídeos com informações sobre o coronavírus e como a população pode colaborar para evitar a doença. O material reúne entrevistas com especialistas, infográficos e ilustrações e está disponível no canal do Governo de São Paulo no Youtube (www.youtube.com/governosp).

A campanha de orientação também conta com o apoio de entidades privadas como a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas). A meta do Governo de São Paulo é envolver toda a população do estado, de quase 46 milhões de pessoas, nas iniciativas de prevenção ao coronavírus e disseminação de informações precisas e corretas sobre a doença.

“Nós tomamos o cuidado de criar uma verdadeira central de combate a fake news. A ideia é que a sociedade civil tenha acesso a todo esse material e o espalhe. Quanto mais informação sobre o coronavírus, menos confusão na vida das pessoas que vivem em São Paulo”, concluiu o Secretário de Comunicação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »