24/02/2020 às 11h11min - Atualizada em 24/02/2020 às 11h11min

Como desenvolver a inteligência emocional da sua equipe

A inteligência emocional contribui positivamente para o desempenho dos funcionários e o clima organizacional do ambiente de trabalho.

Assessoria de Imprensa
Trabalhar em equipe envolve uma série de desafios. Entre eles, um dos principais é o de estimular o desenvolvimento da inteligência emocional dos colaboradores, visto que essa não é uma capacidade nata do ser humano e só pode ser gerada por meio de determinadas ações.
 
Dessa maneira, há alguns métodos que podem ser utilizados a fim de auxiliar a sua equipe na aquisição dessa habilidade. Abaixo, conheça alguns deles.
 

5 formas de contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional da sua equipe

Por meio da inteligência emocional, aprende-se a lidar tanto com os próprios sentimentos quanto com os sentimentos dos outros. No cenário profissional, possuir esse discernimento é extremamente importante, pois melhora tanto o desempenho individual quanto o coletivo, trazendo mais resultados positivos para a empresa.
 

1. Incentive a interação entre os funcionários

Um bom relacionamento entre a equipe ajuda bastante em todo o processo de comunicação, porém isso não é tudo. Estimular essa interação faz com que os colaboradores ouçam melhor um ao outro.
 
E, como inteligência emocional envolve tanto os sentimentos individuais quanto os alheios e coletivos, se comunicar de forma clara, respeitosa e objetiva evita que haja conflitos, auxilia na manutenção do foco no objetivo do trabalho e, ainda, faz com que as pessoas lidem melhor com situações adversas.
 

2. Promova ações motivacionais

Manter os colaboradores motivados é uma das melhores estratégias para o desenvolvimento da inteligência emocional da sua equipe. Um exemplo de ação motivacional é promover a integração das equipes, salientando a importância de cada área para o funcionamento da organização.
Essa atitude fará com que haja mudanças positivas no âmbito comportamental. Mas, além dessa, também há outras ações eficazes que contribuem para a aquisição dessa habilidade. São elas:
 
  • Reconhecer o desempenho individual e da equipe;
  • Estabelecer metas claras,
  • Valorizar iniciativas e ideias dos funcionários.
 

3. Ofereça feedbacks completos e respeitosos

Os feedbacks são indispensáveis no desenvolvimento da inteligência emocional e não devem ser associados somente a broncas, mas, principalmente, a críticas construtivas, que têm como finalidade ajudar na evolução do funcionário e também no enaltecimento de suas principais qualidades.
 
Dessa forma, a inteligência emocional é construída por meio do encorajamento a mudanças benéficas, de forma respeitosa e humana, acima de tudo. Assim, o colaborador acata as sugestões, controla os sentimentos e põe em prática as atitudes para que as melhorias sejam realizadas.
 

4. Identifique as capacidades interpessoais através do autoconhecimento

Hoje em dia, há uma infinidade de ferramentas capazes de identificar as competências técnicas dos profissionais, mas também é possível detectar as capacidades interpessoais de cada indivíduo, por meio do autoconhecimento.
 
O autoconhecimento é um poderoso instrumento de desenvolvimento de inteligência emocional, pois proporciona a segurança necessária para que o profissional não se abale ou perca o controle com facilidade.
 

5. Prepare os líderes para lidarem com situações complexas

Os líderes são uma espécie de referência para os demais colaboradores, portanto, devem estar preparados para enfrentar qualquer desafio de frente, com segurança e sem deixar que o fator emocional influencie suas atitudes e decisões.
 
Para isso, quando um funcionário tiver um comportamento inadequado, por exemplo, o líder deve agir com sabedoria, ouvindo o colaborador e o instruindo sobre as melhores atitudes a serem tomadas em determinadas situações.
 
Esse comportamento certamente refletirá em toda a equipe e as chances de desenvolvimento da inteligência emocional se tornam ainda maiores.
 
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