AtaNews Publicidade 728x90
21/02/2020 às 14h54min - Atualizada em 21/02/2020 às 14h54min

Pisa 2021: matemática será a principal disciplina cobrada na avaliação

Com matemática em foco, os estudantes responderão a um maior número de questões dessa área na prova

Governo do Brasil
O Pisa é aplicado em diversos países desde 2000. Brasil participa desde a primeira edição. - Foto: Sumaia Vilela/Agência Brasil
A edição de 2021 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) será focada em matemática. A avaliação vai verificar, entre outras competências, a capacidade de formular, aplicar e interpretar problemas matemáticos em vários contextos do mundo real. A prova segue a nova Matriz de Referência de Matemática do Pisa, lançada no fim de 2019, que indica conteúdo programático, competências, raciocínio matemático e exemplos.

O Pisa é promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e a cada aplicação destaca-se um dos domínios (Ciências, Leitura ou Matemática). Assim, os participantes respondem a um maior número de questões dessa área de conhecimento e aos questionários que coletam informações referentes à aprendizagem desse domínio. A aplicação a ocorre a cada três anos, em mais de 80 países participantes e parceiros da OCDE. Os conhecimentos e as habilidades dos estudantes são avaliados de forma comparativa entre as nações que aderem ao programa.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela avaliação no País, já prepara os materiais de esclarecimento para os gestores escolares a respeito dos procedimentos para a realização do pré-teste do Pisa 2021.

O Brasil participa do programa desde sua a primeira edição, em 2000. O Pisa é uma das principais fontes de informações sobre o desempenho dos estudantes brasileiros, articulando fatores que moldam sua aprendizagem dentro e fora da escola.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »