AtaNews Publicidade 728x90
14/03/2018 às 10h09min - Atualizada em 14/03/2018 às 10h09min

RECONHECIMENTO: Santa Casa de Araçatuba vence prêmio ‘Sustentáveis’ com modelo de gestão na contratação de médicos

Política e Mais
Foto: Divulgação

A Santa Casa de Araçatuba foi a campeã na categoria sustentabilidade, do Iº Fórum Sustentáveis, realizado na segunda-feira (12) em São Paulo. O evento foi organizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP) em comemoração ao terceiro de ano de vigência do Programa Santas Casas Sustentáveis. A Santa Casa de Araçatuba venceu com o case “A Criação de Corpo Médico Através da Padronização de Pagamentos”.

O programa foi criado pelo governado do Estado em 2013, para garantir atendimento com qualidade e humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde. O “Sustentáveis” oferece apoio financeiro que corresponde em média a 40% da defasagem da tabela SUS e que até 2013 impossibilitava os hospitais de cumprir as pactuações, em decorrência do subfinanciamento do SUS.

A Santa Casa de Araçatuba apresentou três cases e concorreu com 22 hospitais classificados na modalidade Sustentáveis no Estado de São Paulo. Ao todo os participantes apresentaram 69 trabalhos nas categorias Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente; Qualificação da Gestão e Sustentabilidade. Os trabalhos foram apresentados no final de fevereiro e foram avaliados e classificados pelo CEALAG (Centro de Estudos Augusto Ayrosa Galvão), da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Os avaliadores classificaram os trabalhos nas condições: menção honrosa que correspondeu às segundas e terceiras colocações de cada categoria e experiência exitosa, os trabalhos classificados em primeiro lugar.

A Santa Casa de Araçatuba venceu com proposta na criação de um Corpo Médico através da implantação, ocorrida há três anos, de um sistema de chamamento publico e padronização de pagamentos para contratação de serviços médicos prestados aos usuários do SUS. A Santa Casa de Piracicaba e a Santa Casa de Marilia venceram respectivamente nas categorias Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente e Qualificação da Gestão.

Para o médico Sérgio Smolentzov, diretor técnico da Santa Casa de Araçatuba, a premiação amplia a visibilidade do hospital em toda a rede gestora e prestadora de saúde pública do Estado de São Paulo. “É mais um bom exemplo de boa gestão dos recursos públicos que a Santa Casa de Araçatuba recebe. Os trabalhos foram analisados e classificados de forma justa e o prêmio equivale a uma copa do mundo da Saúde; temos mesmo que comemorar”, definiu Smolentzov.

A boa experiência com os recursos do “Sustentáveis”, pela Santa Casa de Araçatuba poderá servir de modelo em toda a rede de hospitais que também recebem o incentivo financeiro do Governo do Estado. “O diretor do CELAG sugeriu ao secretário da Saúde David Uip a implantação da modalidade de Araçatuba em todo o Estado São Paulo”, informa Smolentzov.

O provedor da Santa Casa de Araçatuba, Carlos Joaquim Rodrigues considerou a premiação “um feito histórico do hospital e exemplo da excelente capacitação de nossos colaboradores, que na gestão do administrador Fábio Blaya instituiu, juntamente com o doutor Sérgio um novo sistema de negociação nos serviços médicos”. Rodrigues prevê que esta conquista relevante “vai fortalecer ainda mais a Santa Casa de Araçatuba junto à Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde”.

Para o diretor do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS 2), Silvio César Santos Órfão, a premiação da Santa Casa de Araçatuba representa “o reconhecimento da forma de gestão que vem sendo implantada pelo hospital desde 2013. Com os recursos do Sustentáveis, a Santa Casa se organizou e se reinventou e para atender as demandas regionais, principalmente na alta complexidade”. Órfão destacou que ao implementar sua gestão, “a Santa Casa se preparou para enfrentar a crise que assola o setor da Saúde usando como ferramenta principal, a sustentabilidade e tem sido motivo de orgulho para o Departamento Regional de Saúde de Araçatuba”.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »