AtaNews Publicidade 728x90
13/02/2020 às 11h31min - Atualizada em 13/02/2020 às 11h31min

O que acontece se você não ligar o modo avião durante o voo?

TecMundo
Se você costuma viajar de avião, também deve estar acostumado a ouvir a recomendação de manter o seu celular desligado ou em modo avião durante a decolagem ou aterrissagem. Esse é um procedimento padrão de todas as companhias aéreas e é realmente recomendado seguir essa sugestão para a segurança da aeronave.

Mas será que realmente faz diferença manter o celular ligado ou no modo avião durante o pouso e decolagem da aeronave? Ou será que atualmente esse é um procedimento desnecessário e que poderia muito bem estar dispensado nos milhares de voos que acontecem diariamente?

Na medida em que os celulares (e os aviões) se tornaram mais comuns, muitos boatos e mitos acerca desse assunto começam a surgir. Além disso, muitas notícias que são mal contadas também acabaram associando acidentes aéreos com o fato de um passageiro ter atendido o celular durante o voo, causando a morte de todos os passageiros do avião.

Neste artigo, o nosso objetivo é explicar o que realmente acontece se você não ligar o modo avião durante o voo. Para a surpresa de alguns, essa ação simples realmente pode trazer mais segurança para os passageiros e tripulantes da aeronave. Por isso, recomendamos fortemente que você leia este artigo até o fim e siga atentamente as instruções passadas durante os voos.

O que faz o modo avião?



Embora possa parecer óbvio para alguns, acho válido explicar o que o tal modo avião disponível nos celulares realmente faz.

Como todos sabem, o celular é um dispositivo usado para comunicação (além de outros usos, é claro). Para tanto, o aparelho se vale de diferentes tipos de sinais e frequências para se conectar com as antenas, satélites e outros dispositivos. Nós não conseguimos ver, mas neste exato momento o nosso smartphone pode estar enviando e recebendo dados por meio da internet, rede móvel ou outros protocolos existentes.

O que o modo avião faz, na verdade, é configurar o celular para não emitir qualquer tipo de sinal. É por isso que um smartphone configurado dessa maneira desabilita a rede WiFi, 3G/4G, Bluetooth e até a rede tradicional usada para envio de mensagens SMS e ligações.

Muitos até mesmo consideram o modo avião um bom método de se desligar do mundo. Ao habilitar esse recurso, todas as redes são desativadas, fazendo com que o celular se torne um aparelho que não pode realizar várias de suas funções, como navegar na internet, enviar mensagens, fazer ligações e muito mais. Eu mesmo uso o modo avião quando preciso me desligar do mundo e me concentrar em alguma tarefa específica.

Mas afinal, será que o modo avião realmente pode influenciar no bom andamento de um voo?

O modo avião durante os voos



É relativamente fácil pensar que os diversos sinais que o celular emite poderiam atrapalhar, de alguma forma, os instrumentos usados por um avião para se orientar durante o voo, decolagem ou aterrissagem. Se considerarmos uma grande quantidade de aparelhos, parece que esse seria um problema ainda mais grave.

Entretanto, de acordo com especialistas em aviação, acreditar que os sinais emitidos pelo celular podem interferir no funcionamento do avião ou de alguns de seus instrumentos é um mito. Na verdade, ondas eletromagnéticas realmente poderiam atrapalhar os vários instrumentos usados pela aeronave.

Mas, no caso dos celulares, essa não passa de uma tese que nunca foi comprovada. Ou seja, o modo avião não vai ajudar ou atrapalhar a decolagem ou aterrissagem do avião. Porém, ainda existem bons motivos para ativar esse recurso quando a aeromoça recomendar que você faça.

De acordo com o relato de pilotos e outros tripulantes, um celular que não está no modo avião pode começar a emitir ruídos sonoros ao entrar em contato com as diversas ondas emitidas pela própria aeronave. Na verdade, esse ruído pode até mesmo ser causado por fatores que não estejam associados ao voo ou avião propriamente dito.

Por conta desse barulho, que pode ser maior ou menor em algumas circunstâncias, certo desconforto sonoro pode acometer o piloto e a tripulação. Diante dessa situação realmente estamos lidando com um problema: se o piloto não conseguir ouvir e interpretar corretamente as instruções de seus colegas ou a torre de controle, um acidente (muitas vezes fatal) realmente pode acontecer.

É lógico que esse parece um exagero, mas estamos falando de uma atividade que exige concentração máxima. Nunca tive a oportunidade de pilotar um avião, mas certamente essa deve ser uma tarefa complexa. Qualquer fator que possa atrapalhar realmente deveria ser eliminado, diminuindo (mesmo que pouco) a chance de qualquer problema acontecer.

Portanto, a próxima vez que você estiver se preparando para a decolagem ou aterrissagem no avião, lembre-se de ativar o modo avião de seu celular.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »