AtaNews Publicidade 728x90
13/02/2020 às 10h58min - Atualizada em 13/02/2020 às 10h58min

Exercícios Fisioterápicos na água são ótimos aliados para as gestantes

Um mundo novo e cheio de descobertas! É assim a vida de uma mulher quando engravida

Vida Plena e Bem Estar
Os próximos meses são de grandes transformações, não só na rotina da casa e no dia-a-dia dos pais, mas, também no corpo dessa mãe que ‘nasce’.

Tudo para receber e melhor desenvolver essa criança. Hormônios aflorados, novas medidas e enjoos são algumas modificações que a mulher terá que lidar. É uma fase deliciosa, mas, que pode trazer alguns desconfortos, como dor lombar e inchaço nos pés. Para contribuir com a qualidade de vida das futuras mamães, a hidroterapia surge como uma importante aliada.

Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG), com exercícios e técnicas específicas para as gestantes, a hidroterapia favorece a grávida promovendo uma adequada adaptação metabólica e estrutural do corpo para que a postura na gestação não se torne um problema futuramente.

“A lombalgia, ou dor lombar, muitas vezes, pode limitar a rotina da gestante, levando a uma incapacidade motora. A fisioterapia na água diminui em grandes níveis essa dor. Já o inchaço, consequência da retenção de líquido e do aumento do tamanho do útero, também pode ser amenizado pela hidroterapia, por meio da pressão que a água faz na parte de baixo do corpo. Com isso há um aumento do retorno venoso, da circulação linfática e, consequentemente, uma diminuição do inchaço durante a gravidez”, explica o fisioterapeuta.

Além desses benefícios, a hidroterapia ainda possibilita a realização de exercícios com mais facilidade, promove fortalecimento muscular, melhora a respiração, proporciona alongamento e relaxamento muscular, alivia as tensões ocasionadas pela mudança postural da gestante, ativa a função intestinal e reduz a perda de urina involuntária por esforço.

Mais informação sobre a hidroterapia
União das palavras gregas hydro (água) e therapeia (cura), a hidroterapia é uma especialidade da fisioterapia que se baseia nos princípios mecânicos e térmicos da água aquecida de uma piscina terapêutica. Os efeitos da imersão corporal associados aos exercícios fisioterápicos provocam diversos estímulos, ativando o sistema imunológico, melhorando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa. A água aquecida faz o corpo vivenciar situações, sensações e estímulos únicos, contribuindo de maneira significativa para a reabilitação motora do ser humano.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »