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13/03/2018 às 15h55min - Atualizada em 13/03/2018 às 15h55min

​Clubes fazem campanhas para torcedores apostarem na Timemania

Valor repassado aos clubes aumenta conforme a posição no entre os mais escolhidos nas apostas.

Agência Caixa de Notícias
Todo torcedor de futebol certamente conhece a loteria federal Timemania, que neste mês completa 10 anos de criação. Nesta modalidade, na aposta mínima o apostador escolhe dez números entre 80 no volante e um dos 80 Times do Coração. Além de ganhar pelo acerto de três a sete números sorteados, o apostador também ganha se o seu Time do Coração for sorteado.

O grande diferencial da Timemania, porém, está no repasse dos valores arrecadados com as apostas. A Timemania destina 22% do valor arrecadado para os clubes de futebol que aderirem à loteria. Desta porcentagem, o valor repassado para cada clube varia de maneira decrescente.

O número de vezes que cada Time do Coração for escolhido no período de um ano irá definir a posição no ranking da Timemania para o ano seguinte. Assim, o valor arrecadado pelo clube depende diretamente do envolvimento dos torcedores para aumentar o número de apostas marcando seu time, e não do posicionamento do clube no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Confira no final da matéria como ficou o ranking 2018 dos 40 primeiros clubes.

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Oito vezes consecutivas no Grupo 1 da Timemania
Um exemplo do envolvimento dos torcedores para melhorar a posição do time no ranking da Timemania é o caso do ABC Futebol Clube de Natal (RN). O time que está na série C do Brasileirão se mantém entre os 20 Times do Coração há oito anos seguidos. "Em 2010, a diretoria viu o quanto que a Timemania poderia ajudar o clube, então iniciou uma campanha com a torcida. Desde então, o torcedor criou o hábito de apostar na Timemania e concorrer a prêmios, sabendo que de quebra está ajudando o Mais Querido", fala o presidente do time natalense, Paulo Tarcísio Lopes. 

Segundo Lopes, o aporte financeiro da Timemania é muito importante para o time. "É um dos nossos maiores patrocinadores. Além de dar mais segurança ao clube, garante a quitação de muitos compromissos que não dependem da campanha e dos resultados dentro de campo". O ABC de Natal é um dos 28 clubes que quitaram as dívidas com a União, motivo pelo qual a Timemania foi criada, e passaram a receber diretamente os repasses, desde que estejam isentos de outras pendências conforme o regulamento.

O presidente diz ainda que o montante arrecadado possibilita investimentos em estrutura física e profissional do clube. "Os valores são aplicados nas categorias de base do clube, ações de responsabilidade social, quitação de compromissos com fornecedores, melhorias na estrutura física de todo o complexo, incluindo estádio, alojamentos, academia, campos de treino e outros", explica Lopes. Apenas em 2017, o ABC Futebol Clube de Natal recebeu da Timemania mais de R$ 3,3 milhões, uma média de R$ 237 mil mensais.

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Torcida sabe que a renda ajuda o time
A mesma importância tem o repasse da Timemania para a Sociedade Esportiva do Gama, clube do Distrito Federal. Com repasse mensal médio de R$ 100 mil, o time ocupa a vigésima oitava colocação no ranking dos Times do Coração, mesmo não fazendo parte de nenhuma série do Brasileirão. "A torcida acredita no clube e sabe que a renda ajuda o time. O ponto fundamental é a torcida", diz o presidente Weber Magalhães Azevedo.

O clube utiliza diversos meios para lembrar o torcedor da votação na Timemania. "As redes sociais, portal, banners, vídeos avisando o valor do prêmio, e, em jogos quando o Gama é mandante, colocamos banners da Timemania", explica o presidente. Ele lembra que no ano passado, em alguns jogos da Copa do Brasil e do Candangão, os jogadores usaram a camisa com a frase: "Aposte na Timemania". Em 2017, o Gama recebeu do jogo lotérico o montante de R$ 2,4 milhões, valor que é designado para o pagamento dos salários dos jogadores e dos funcionários e para a manutenção do centro de treinamento do clube.

Para que os clubes possam participar da iniciativa, é preciso cumprir algumas contrapartidas criadas pelo governo federal, como a publicação de balanços financeiros e a apresentação de documentação que prove que os dirigentes não têm contra si nenhuma condenação por crime doloso ou contravenção em qualquer instância da Justiça.

Desde o início do jogo lotérico, em 1º de março de 2008, mais de R$ 555 milhões foram repassados aos times. Pelo regulamento, 20% da arrecadação vão para os clubes de acordo com o grupo a que pertencem (65% aos 20 primeiros Times do Coração, 25% aos 20 seguintes, 8% aos demais 40 clubes inseridos no volante e 2% entre os 18 não inseridos no volante e que cederam à CAIXA o direito de uso de sua marca) e os outros 2% proporcionalmente conforme o número de vezes que cada time foi escolhido como Time do Coração. 

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