AtaNews Publicidade 728x90
11/02/2020 às 15h26min - Atualizada em 11/02/2020 às 15h26min

1ª Semana de Combate ao mosquito Aedes acontece de 10 a 14 de fevereiro no Estado de SP

Assessoria de Imprensa
Engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus são os principais objetivos da1ª Semana de Combate ao Aedes, que acontece de 10 a 14 de fevereiro no Estado de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Saúde de Birigui, o foco especial está no controle da proliferação do mosquito transmissor dessas doenças.

No decorrer da semana, cada município será responsável por desenvolver as ações de combate ao mosquito, com ações especiais no “Dia D”, que acontece na sexta-feira (14).

A abertura da semana de combate ao Aedes ocorreu com o Encontro Estadual com Gestores Municipais, no dia 10, com o tema “Desafios da vigilância e controle de Arboviroses – cenário 2020”.

Foram abordados assuntos como os aprendizados de 2019, com compartilhamento de experiências de prefeituras, além de um panorama atual das Arboviroses no estado.

As ações seguem nesta terça-feira, dia 11. Em Birigui, o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) é uma das repartições da Prefeitura de Birigui que está trabalhando na Semana de Combate.

“Combater o Aedes é uma tarefa coletiva. O apoio da população é imprescindível no sentido de contribuir para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, uma vez que 80% dos focos são localizados dentro das residências”, disse a educadora de saúde Rosilene Oliveira Montanholi.

Segundo ela, cada um pode ajudar no enfrentamento ao mosquito com algumas atividades simples e que podem ser feitas diariamente.

Na foto, Rosilene orientando os alunos do CAC (Centro de Atendimento a Criança), da Vila Bandeirante. Os atendidos pelos CRASs também receberão orientações. Agentes também visitaram escolas nesta terça (11). Eles estiveram na EM Izabel Branco e na EE Antônio Sales.

As principais dicas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta.

Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, profissionais da UBS 10, do Colinas, estarão na escola Adelina Pacitte.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »