11/02/2020 às 14h57min - Atualizada em 11/02/2020 às 14h57min

Pudim com carapaça de caramelo

A Receitaria
Poucas coisas na vida são melhores do que uma sobremesa cremosa e delicada; e é exatamente isso que você terá com este mini pudim! Com creme na parte inferior e caramelo na parte superior, podemos dizer que esta é a carapaça mais deliciosa que você verá no mundo da culinária.

Ingredientes:

Para o açúcar caramelizado:


200 g de açúcar;
50 ml de água.

Para o pudim:

500 ml de leite;
½ fava de baunilha;
4 ovos;
125 g de açúcar.

Extra: 

4 ramekins (tacinhas de pudim como as mostradas no vídeo).

Passo a passo:

1. Preaqueça o forno a 180 °C. Ferva a água e o açúcar em fogo médio. Quando o caramelo dourar, retire a panela do fogo e deixe a mistura esfriar até que as bolhas desapareçam. Coloque 4 ramekins em uma caçarola e divida o açúcar caramelizado entre eles, reservando um pouco para o efeito final da cobertura. Coloque na geladeira.

2. Coloque o leite a uma panela em fogo médio, adicione o conteúdo de ½ de fava de baunilha, misture bem e deixe ferver.

3. Misture o leite de baunilha com os ovos e o açúcar em uma peneira. Divida o líquido entre os 4 ramekin e despeje por cima a base de caramelo fria.

4. Encha a assadeira até a metade com água quente, transfira-a para o forno e asse por 25 minutos. Refrigere o pudim por pelo menos 90 minutos após a retirá-lo do forno.

5. Para criar a carapaça de fios de açúcar, primeiro coloque 4 ramequins de cabeça para baixo em papel manteiga e pincele o topo e as laterais com óleo. Use uma colher de pau para regar cada ramekin com o açúcar caramelizado em zigue-zague, conforme mostrado no vídeo.

6. Deixe o açúcar endurecer e corte cuidadosamente o excesso de fios ao redor de cada ramekin.

7. Vire cuidadosamente os pudins em pequenos pratos e coloque as carapaças de caramelo por cima.

A carapaça de caramelo dá um toque especial ao visual desses pudins. O sabor é uma combinação maravilhosa de pudim cremoso e caramelo líquido complementado por fios de caramelo crocantes. Admita, parece o paraíso das sobremesas na terra, certo?
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »