AtaNews Publicidade 728x90
07/02/2020 às 08h45min - Atualizada em 07/02/2020 às 08h45min

Alunos do curso de Medicina do UniSALESIANO iniciam atividades em Urgência e Emergência

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
O Serviço de Urgência e Emergência da Santa Casa de Araçatuba, unidade de referência para atendimento de pacientes  do SUS (Sistema Único de Saúde) de 40 cidades da região  é o novo alvo  da grade do curso de  Medicina do UniSALESIANO . Desde terça-feira  (4/2), os acadêmicos do  3º ano  passaram a acompanhar os médicos que atuam na unidade.

As atividades da disciplina de Habilidades de Emergência foram isob coordenação do diretor técnico do hospital, o clinico geral Giulio Stanco Coscina Neto. São mais de 60 acadêmicos  divididos em grupos e supervisionados pelos preceptores e vão acompanhar os médicos durante a anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde aos pacientes em atendimento. O procedimento é a primeira etapa  para formulação do  diagnóstico da causa que motivou a ida do paciente à Unidade. 

“Eles presenciarão o primeiro contato entre médico e paciente. Dessa forma, terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos que tiveram nas aulas teóricas”, comentou Coscina Netto, ao ressaltar que o primeiro dia de atividade foi muito bom. “Os alunos estão muito bem preparados.”

O coordenador do curso de Medicina do UniSALESIANO, Antônio Henrique Poletto, afirma que esse é um marco para a cidade: ter alunos acompanhando os atendimentos de urgência e emergência do SUS. “É importante porque nossos médicos em formação estão em campo de atendimento já no terceiro ano”, destacou. Poletto, também destacou que a atividade é fundamental para o exercicio  de  prática aliada à teoria.

REALIDADE MÉDICA

Os alunos do 3º ano do curso de Medicina do UniSALESIANO estão empolgados com a realidade sentida através da disciplina de Habilidades de Emergência.

O acadêmico Filipe Aguiar, de 24 anos, disse que estava ansioso por esse momento. “Desde o início do curso temos contato direto com os pacientes; mas agora, mais do que nunca, na emergência, chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendemos ao longo desses dois anos”, explicou.

No primeiro dia da atividade, Aguiar contou ter sentido a sensação de que a realidade médica começou. “Compreendemos como funciona o sistema de atendimento da Santa Casa e acompanhamos o prontuário dos nossos pacientes. Foi uma experiência muito enriquecedora e olha que foi apenas o primeiro dia”, comemorou.

Para o acadêmico Warlley Almeida Quixabeira, de 20 anos, a prática o deixará mais preparado, tanto fisicamente quanto mentalmente para quando se formar.

“Primeiro dia foi importante para conhecer o local da urgência e emergência, os pacientes e os preceptores que nos guiam. Acompanhei a anamnese e exame físico em pacientes orientados e acamados”, lembrou.

Por sua vez, a aluna Caroline Mohr, de 20 anos, disse ter adorado o primeiro dia de atividade na Santa Casa. Segundo ela, a responsabilidade de acompanhar os pacientes aumenta a paixão pelo curso.

A Abem (Associação Brasileira de Escolas Médicas) recomenda, dentro de suas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, “ser importante que o egresso do curso médico tenha um conjunto de habilidades, competências e atitudes que o tornem apto para um bom atendimento aos doentes nos diferentes cenários da urgência e emergência, tanto traumáticas quanto não traumáticas.”
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »