05/02/2020 às 14h21min - Atualizada em 05/02/2020 às 14h21min

Pele Mista: Descubra 6 mitos e verdades, e aprenda a melhorar a rotina de cuidados com o rosto

Por ter oleosidade na "zona T" e ser comum ou seca nas bochechas, a pele mista precisa de cuidados e hábitos diferentes

Beleza extraordinária
Foto: Instagram @allieballiemakeup
A pele mista é a junção de dois tipos de pele: a oleosa com a normal ou a seca. Bastante comum entre a maioria das brasileiras, nela, a oleosidade se concentra apenas na "zona T", que engloba testa, nariz e queixo, enquanto a parte das bochechas pode ser considerada não-oleosa.

E por ter características opostas, dúvidas sobre produtos e hábitos são bem comuns: posso usar hidratante para pele oleosa? Preciso comprar o mesmo creme com fórmulas diferentes? Para ajudar na rotina de cuidados, vale conferir 6 mitos e verdades sobre a pele mista! 

1. A PELE MISTA DEVE SER TRATADA SOMENTE COM PRODUTOS PARA PELE OLEOSA
MITO
. Muita gente confunde pele mista com pele oleosa - e se você ainda não sabe muito bem o seu tipo, descubra aqui! Por isso, existe o mito de que ela pode ser tratada, sempre, com produtos de pele oleosa. Realmente, alguns itens se encaixam superbem na pele mista, mas eles precisam ter dupla ação, ou seja, os sabonetes, cremes e os filtros solares precisam aliar hidratação com controle de oleosidade. Tudo isso para evitar que a área das bochechas fique sensível ou ressecada. 

2. A PELE MISTA SEMPRE VAI PRECISAR DE PRODUTOS DIFERENTES
MITO
. Não é preciso comprar dois tipos de um mesmo produto para cuidar a pele mista. Existem cremes, sabonetes, máscaras faciais e filtros solares que conseguem segurar o brilho das partes oleosas enquanto cuidam as bochechas, que são mais secas. Mas o truque também está nos hábitos: você pode usar o mesmo esfoliante uma vez por semana na "zona T", e a cada 15 dias nos outros pontos do rosto. Já o creme hidratante pode ser aplicado nas bochechas duas vezes ao dia, e apenas uma vez na área oleosa. 

3. A PELE MISTA É SEMPRE MUITO SECA NAS BOCHECHAS
MITO
. Muita gente acredita que a pele mista é extremamente seca nas bochechas, e sempre vai apresentar características como coceira, descamação ou vermelhidão. No entanto, essa área do rosto pode ser simplesmente normal: o que acontece é que a produção de oleosidade é apenas mais baixa do que na "zona T". No entanto, existem peles mistas onde as bochechas são realmente mais secas e que apresentam características de sensibilidade. 

4. A PELE MISTA PODE SER UMA SITUAÇÃO TEMPORÁRIA
VERDADE
. Se a sua pele fica mista apenas de vez em quando, não se desespere: isso é bastante comum e a mudança pode ser influenciada pelo clima, pela poluição, pelo estresse e até pelo ciclo hormonal. Dependendo da situação, o seu rosto pode apresentar oleosidade extrema apenas no nariz e no queixo, enquanto a testa e as bochechas são normais; já a oleosidade pode diminuir bastante na "zona T" e as bochechas podem passar a apresentar brilho em excesso durante alguns períodos do ano. 

5. A PELE MISTA NÃO PRECISA DE CREME HIDRATANTE
MITO
. Por ser muito confundida com a pele oleosa, existe o mito de que a pele mista também não precisa ser hidratada. No entanto, assim como a oleosa, a mista precisa - e deve! - receber os benefícios do creme hidratante, tanto para repor a água perdida naturalmente quanto para devolver viço às bochechas e deixar a pele macia. A dica é aplicar o item apenas uma vez por dia ou aproveitar filtros solares que também tenham propriedades hidratantes. 

6. ESPINHAS E CRAVOS SÃO COMUNS NA PELE MISTA 
VERDADE
. Apesar de serem bastante comuns na pele oleosa, espinhas e cravos também são características da pele mista, mas em menor escala: eles surgem, geralmente, na testa, no nariz e no queixo, onde a produção de oleosidade e o entupimento dos poros acaba sendo maior. Já nas bochechas, onde a área é mais seca, também podem surgir inflamações, mas por outros motivos, como hormonais ou acne solar. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »