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05/02/2020 às 09h51min - Atualizada em 05/02/2020 às 09h51min

Missão de Araçatuba busca investimento

Representantes de entidades participaram de evento na Fiesp, e visitaram agência japonesa de fomento comercial, na capital paulista, apresentando o potencial do município

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Representantes de entidades de Araçatuba (SP) estiveram nessa terça-feira (04/02) em São Paulo fazendo contato com uma agência de fomento e também com empresas japonesas com o objetivo de atrair investimentos para Araçatuba.



Eles participaram de um evento chamado Rodada de Negócios, na Fiesp (Federação das Indústrias do São Paulo), em São Paulo, concebida exatamente para colocar em contato empresas brasileiras e japonesas que possam estabelecer relação comercial. A ação contou com a presença de 13 empresas japonesas interessadas em cooperação e negócios no Brasil. As organizações são de várias áreas de atuação, como agronegócio (nutrição animal, insumos agrícolas, criação de porcos, aproveitamento de rejeitos etc.), energia fotovoltaica e TI (Tecnologia da Informação).

A missão foi composta pelo economista e assessor da Prefeitura de Araçatuba, Alair Barão, pelo o médico oftalmologista Akira Hayashida, representando a UECAR (União das Entidades de Classe de Araçatuba e Região) e pelo jornalista Marcelo Teixeira, assessor de comunicação do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste). A cada empresa eles entregaram um press kit composto de livro, revista e apresentação das potencialidades do município.

"Sabendo previamente o perfil das empresas japonesas e o que elas procuram no Brasil, selecionamos dados estratégicos dispostos em arquivos virtuais, vídeos e materiais impressos que contam a história da nossa cidade e mostram tudo o que essas organizações podem encontrar em Araçatuba", explica Hayashida.

Para o economista Alair Barão, trazer novos empreendimentos, atraindo investidores, é um dos principais trabalhos da administração municipal. "Pensamos nisso a todo momento. A ideia é que após a rodada de negócios, continuemos a manter contato com esses empresários para continuar alimentando o interesse deles no nosso município", diz ele.



O presidente do SIRAN, Fábio Brancato, afirma que o sindicato faz questão de participar do evento por acreditar que é um dever da entidade trabalhar ao lado dos parceiros, como a Prefeitura e demais entidades classistas, para atrair investimentos para a região. "O SIRAN sempre irá colaborar para que Araçatuba, e consequentemente toda a região, para atrair investimentos que façam com que o Noroeste Paulista se destaque na geração de empregos e na qualidade de vida", reflete Brancato.

Além dos três, a missão também conta com a colaboração e apoio da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba (Nipo), que cedeu a revista que aborda a visita da princesa do Japão, Mako, neta do imperador Akihito e filha mais velha do príncipe Akishino, em razão dos 110 anos da imigração japonesa (ocorrida em 2018), e do UniSalesiano, que cedeu exemplares do livro dos 100 anos de Araçatuba (comemorado em 2008), editado pelo Centro Universitário.

"Todo o material foi entregue aos representantes das empresas japonesas. A ideia é que mesmo após essa rodada, os empresários tenham os dados de Araçatuba, e saibam com quem entrar em contato, para que possam investir na área que desejarem", finaliza o jornalista Marcelo Teixeira.

Visita à Jetro

Na capital paulista, os três integrantes da missão também visitaram a Jetro (Japan External Trade Organizarion), organização relacionada com o governo japonês, que promove o investimento e o comércio exterior do Japão, e se encontraram com presidente da entidade, Atsushi Okubo. "Fizemos a apresentação dos dados produtivos do município e convidamos o executivo da Jetro para ir a Araçatuba. A nossa primeira intenção foi inserir a cidade no radar dos empresários japoneses, e acreditamos ter conseguido", finaliza Teixeira.

Okubo colocou à disposição um sistema virtual da Jetro para o cadastramento de produtos para exportação e importação entre empresas dos dois países. Estabelecida em 1958, a organização  conta com 39 escritórios domésticos e 73 no exterior, distribuídos em 55 países, incluindo o do Brasil.
 
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