AtaNews Publicidade 728x90
13/03/2018 às 11h22min - Atualizada em 13/03/2018 às 11h22min

Em busca de trabalho? Conheça o Time do Emprego

Programa estadual orienta trabalhador na busca de ocupação compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais.

Portal SP
Os cidadãos paulistas que buscam uma colocação no mercado de trabalho têm um aliado fundamental nesta tarefa. ( Foto: Divulgação)

Os cidadãos paulistas que buscam uma colocação no mercado de trabalho têm um aliado fundamental nesta tarefa, que nem sempre é fácil: o programa Time do Emprego, coordenado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), vinculada ao governo estadual.

O Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. O diferencial do programa é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade.

A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos de idade, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Eles se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante quatro horas.

Durante 12 encontros, os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

“Os participantes de um Time do Emprego são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo”, explica a coordenadora do programa, Sandra Império.

“O que se aprende nos encontros é algo que se leva para a vida toda. Temos um papel social importantíssimo, atendemos os trabalhadores no momento que mais precisam de ajuda – quando estão desempregados, com baixa auto estima e fragilizados. Vamos ao encontro da população com alta vulnerabilidade social para que se reconheçam e descubram suas habilidades e potencial, mas longe de um viés assistencialista. O Programa Time do Emprego se propõe a solidarizar nestes momentos de transitoriedade para que conquistem um lugar no mundo e no mercado de trabalho, adquirindo conhecimentos e autoconfiança que os acompanharão muito além do universo profissional”, conclui.

O programa foi criado pela Secretaria do Trabalho de São Paulo e, desde 2001, mais de 70 mil participantes já passaram pelos encontros, com aproveitamento de 40% do total de atendimentos.

Como participar

Os interessados em fazer parte do programa Time do Emprego devem procurar a unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em sua cidade, munidos de CPF, RG, CTPS e número do PIS (se tiver).
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »