31/01/2020 às 10h45min - Atualizada em 31/01/2020 às 10h45min

Mais de 150 mil obras de arte disponibilizadas para download

A iniciativa do consórcio de museus de Paris digitalizou obras livres de direitos autorais, que poderão ser baixadas em alta resolução

Olhar Digital
Foto: Divulgação
Mais de 150 mil imagens de quadros artísticos históricos estão sendo disponibilizados em alta resolução de forma gratuita. A iniciativa do Paris Musées - um consórcio de 14 museus parisienses – é uma excelente oportunidade para estudantes e entusiastas da história da arte. Ou para a criação de novos memes na web, tanto faz.

As imagens incluem trabalhos de nomes lendários como Rembrandt e Van Dyck, além de muitos outros. A coleção 'Open Content' pode ser filtrada por por autor, gênero, data e até cor.

"O lançamento do Open Content marcará uma nova etapa na política de digitalização do Paris Musées", afirmou a instituição em comunicado oficial. "Isso contribuirá para melhorar a forma como nossas coleções são disponibilizadas e fortalecerá as medidas tomadas para garantir acesso do público à arte e cultura, além de aumentar a visibilidade e o entendimento das obras em nossas coleções".

Os arquivos digitais podem ser acessados ​​e reutilizados livremente por qualquer pessoa, sem quaisquer restrições técnicas, legais ou financeiras, sejam para uso comercial ou não. Por enquanto, o Paris Musées está apenas enviando reproduções em alta definição de obras em 2D que não são restritas pelas leis de direitos autorais. Imagens de trabalhos ainda vinculados por licenças também serão carregadas no site, mas em menor resolução.

A instituição também planeja sediar uma série de exposições virtuais, para atrair mais atenção ao Open Content e incentivar os visitantes a baixar as imagens.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »