AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2020 às 09h46min - Atualizada em 31/01/2020 às 09h46min

OMS declara emergência de saúde pública internacional para novo coronavírus

Brasil ainda não tem casos confirmados; governo brasileiro está preparado para agir

Governo do Brasil
"Devemos lembrar que são pessoas, não números", destacou o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus. - Foto: reprodução Twitter.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, na tarde desta quinta-feira (30), emergência de saúde pública internacional para o novo coronavírus (2019-nCoV). De acordo com Boletim Epidemiológico do organismo, já são 7.818 casos confirmados no mundo, sendo 7.736 na China. Outros 12.167 casos chineses notificados estão em investigação; ao todo, 1.370 pacientes estão em estado grave e 170 já vieram a óbito. Fora da China, há 82 casos confirmados da doença em 18 países, sem qualquer morte registrada.

Durante coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, ao declarar a emergência internacional, enfatizou que “devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus.”

No Brasil, o secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, atualizou as informações relacionadas ao cenário nacional. Não há casos confirmados, e nove casos estão em investigação em seis estados. “As características da doença estão ficando um pouco mais claras. As equipes estão discutindo, os clínicos, os infectologistas, os epidemiologistas, estão discutindo caso a caso. Toda hora está saindo uma novidade diferente na imprensa e na ciência, artigos científicos novos mostrando atualizações da doença", disse Gontijo.

Em relação a decisão da OMS, o secretário da SVS declarou que "vamos aguardar as novas orientações da OMS para divulgar novas regras em relação às precauções, orientações sobre o trânsito de pessoas, orientações relativas à definição de caso, etc.".

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »