AtaNews Publicidade 728x90
27/01/2020 às 14h40min - Atualizada em 27/01/2020 às 14h40min

Rocambole de pão de ló com creme e maçãs caramelizadas

A Receitaria
Todo mundo certamente conhece o pão de ló pré-fabricado que você pode comprar no supermercado. Uma sobremesa popular gostosa e que agrada a maioria. Mas que tal um pequeno bolo fofinho e caseiro que não deve nada aos que você encontra nas confeitarias, com maçã verde, canela e calda de caramelo? Aqui está uma receita que os amantes de bolos de maçã devem definitivamente tentar:

Ingredientes:

Para o pão de ló:


5 ovos;
1 gema;
150 g de açúcar;
1 colher de chá de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
140 g de farinha;
10 g de cacau em pó;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de canela;
Noz-moscada.

Decoração:

4 maçãs verdes;
30 g de açúcar;
30 g de manteiga.

Para o creme:

400 g de creme de leite bate chantilly;
1/2 colher de chá de canela;
20 g de açúcar de confeiteiro.

Mais:

100 g de calda de caramelo;
Assadeira (29 x 44cm);
Palitos;
Pano de prato;
Açúcar.

Passo a passo:

1) Primeiro prepare o pão de ló. Coloque o açúcar, os ovos, a gema, a essência de baunilha e uma pitada de sal em uma tigela e misture tudo com uma batedeira por cerca de 5 minutos para obter uma massa espumosa.

2) Peneire a farinha, o cacau, a canela, o fermento e a noz-moscada em cima da massa. Misture.

3) Agora despeje a massa em uma assadeira coberta com papel manteiga e espalhe-a uniformemente. Coloque a assadeira no forno a 180 °C por 14 minutos.

4) Abra um pano limpo numa superfície lisa e polvilhe com um pouco de açúcar. Agora coloque a massa de pão de ló sobre o pano. Enrole a massa usando o pano e deixe esfriar ainda enrolada.

5) Agora, descasque as maçãs e corte-as em cubos. Coloque a manteiga em uma panela e adicione o açúcar. Cozinhe as maçãs na mistura por 4 a 5 minutos. Retire e deixe esfriar um pouco.

6) Para o creme, adicione canela e açúcar de confeiteiro ao creme de leite bate chantilly e bata usando uma batedeira. Desenrole o pão de ló já frio e espalhe o creme sobre ele.

7) Coloque as maçãs caramelizadas sobre o creme e espalhe a calda de caramelo por cima. Deixe uma borda livre (sem maçãs) de cerca de 5 cm em um lado comprido da massa.

8) Agora role tudo, começando pelo lado em que há maçãs na borda.

9) Cubra o rolo com o restante do creme.

10) Despeje a calda de caramelo em tiras sobre o rolo e desenhe o padrão mostrado no vídeo com um palito.



Sinceramente, esta sobremesa é perfeita! A combinação do azedinho da maçã verde com o doce do creme e do caramelo é algo de comer de joelhos. Bom apetite!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »