AtaNews Publicidade 728x90
21/01/2020 às 10h04min - Atualizada em 21/01/2020 às 10h04min

Estudantes poderão se inscrever no Sisu até domingo (26)

Prazo de inscrição começa nesta terça-feira (21). Notas do Enem já foram corrigidas e estão disponíveis na Página do Participante

Governo do Brasil
Foto: Governo do Espírito Santo
O  prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano foi estendido. A data inicial continua sendo terça-feira (21), mas o período segue até domingo (26), dois dias a mais do que o estipulado no edital.

Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zerado a redação. O procedimento deve ser feito na página do Sisu na internet. Como há o uso da nota do Enem, o Ministério da Educação (MEC) resolveu dar mais tempo para solucionar todos os problemas com as correções das provas.

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (20) sobre a finalização da correção de inconsistências, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse que foi identificado erro na associação de gabaritos, quando provas foram corrigidas a partir de gabaritos que não eram correspondentes.   

As notas do Enem já foram revisadas e estão disponíveis na Página do Participante, seja no portal, seja no aplicativo do Enem. “Nós pegamos todos os quase 4 milhões de participantes e corrigimos as provas deles com todos os gabaritos possíveis e calculamos todas as proficiências possíveis”, disse o titular do instituto responsável pela aplicação do exame.

O presidente do Inep garantiu também que nenhum aluno foi prejudicado, dado que as correções foram feitas com prontidão, e que o órgão vai revisar o processo de controle de qualidade e implementar outros testes de consistência no processo de correção das provas para o certame deste ano.  

Sisu

Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro. As outras datas são:
  • matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
  • lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
  • manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

O cronograma foi publicado na edição de 3 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU). O edital completo está na página do Sisu.

O Sisu é uma das formas de ingresso à educação superior com a nota do Enem. Trata-se do sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame.

Com informações do Ministério da Educação
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »