AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2020 às 10h12min - Atualizada em 15/01/2020 às 10h12min

Município de Guararapes inicia campanha de coleta de pilhas e baterias

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Todos nós temos uma gaveta em casa com pilhas gastas e baterias que não utilizamos mais. Guardadas elas apenas ocupam espaço e não podem ser descartadas de modo incorreto, mas quando são depositadas no lugar certo podem ajudar o meio ambiente.

A prefeitura de Guararapes iniciou uma campanha para incentivar o descarte correto de pilhas e baterias usadas.

Para isso, foram implantados nove pontos de coletas:

- Prefeitura
- UBS Dr. Norman Storto
- UBS Antônio Simões
- UBS Dr. Akira Motomatsu
- Santa Casa
- Farmácia Municipal
- Vigilância Sanitária
- Casa de Saúde

Quando os recipientes estiverem cheios, as pilhas e baterias estarão prontas para serem recolhidas pela empresa GM & C Soluções em Logística Reserva e Reciclagem, que após a coleta os materiais irão passar para a destinação final ambientalmente correta.

O objetivo da campanha é orientar e estimular a população sobre o descarte correto desses tipos de resíduos e adotar uma atitude mais sustentável.

O problema das pilhas e baterias é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia.

Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

Portanto, é importante termos consciência da importância de se reciclar. Somente com medidas ambientalmente corretas poderemos ajudar o nosso planeta.

Processo da reciclagem de pilhas e baterias

No processo de reciclagem das pilhas e baterias o primeiro passo a ser dado é fazer a separação dos materiais existentes nas pilhas. Primeiro, as pilhas e baterias são cortadas para que seja removida a sua cobertura, normalmente feitas de plástico. Depois são lavados para que sejam removidos todos os resíduos químicos e os plásticos são encaminhados para empresas recicladoras.

Depois do corte das pilhas, as partes metálicas são enviadas para um processo de trituração. Ao final, o que resta é um pó de pH neutro, que é bem menos nocivo à saúde humana.

Durante esse processo o aço também é separado dos demais metais e encaminhado às recicladoras. Após este processo o pó é enviado a um forno e aquecido a 1.300°C. Em seguida, ele ainda passa por um novo processo de moagem para, então, surgirem como sais e óxidos metálicos. Essas substâncias são utilizadas como pigmento que dá cor a tinhas, cerâmica e também a fogos de artifício.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »