AtaNews Publicidade 728x90
13/01/2020 às 14h14min - Atualizada em 13/01/2020 às 14h14min

Vendas no Interior do Estado seguem em ritmo acelerado

Último levantamento da APAS aponta alta de 5,40% no índice de vendas no interior de São Paulo

Assessoria de Imprensa, APAS
Foto: Divulgação
O setor supermercadista do interior paulista segue se destacando perante o estado com um aumento das vendas de 2,69%, considerando-se o acumulado do ano até novembro em 2019. Na comparação entre os meses de novembro de 2019 e 2018, o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS) registrou alta de 5,40% contra 3,39% do Estado, de acordo com estudo realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) que mostra o faturamento real dos supermercados no estado (deflacionado pelo IPS/FIPE), seguindo o conceito de mesmas lojas.

Para o economista da APAS, Thiago Berka, os números não são apenas melhores por causa do primeiro semestre ter sido muito fraco. Segundo ele, mesmo somados os resultados de dezembro (que devem ser divulgados em fevereiro), o crescimento de 1% previsto de pela APAS para 2019 não deve ser alcançado.



Na análise econômica o principal motivo para o crescimento das vendas no estado (3,39%), na comparação entre novembro de 2019 e 2018, foi a consolidação da Black Friday. “Em 2019, os empresários passaram a enxergar a data como oportunidade e se prepararam com ofertas e estoques negociados antecipadamente com a indústria como é feito em outras datas sazonais tradicionais, como Páscoa e Natal”, explica Berka.

Além da questão de gestão das lojas, o contexto econômico do país ajuda por conta do aumento de crédito às pessoas físicas e do alívio nas dívidas e despesas financeiras das empresas, ambas consequências da forte queda de juros. Entre outros fatores estão à liberação do FGTS, que tem forte impacto na demanda de produtos alimentícios e de bebidas.



Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1,5 mil associados, que somam cerca de 4 mil lojas.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »