AtaNews Publicidade 728x90
09/01/2020 às 15h49min - Atualizada em 09/01/2020 às 15h49min

Qual a diferença entre cabelos secos e ressecados? Veja quais são as características de cada um + dicas de como cuidar

Beleza extraordinária
Foto: Instagram @joyjah
Muitas pessoas falam de cabelos secos e cabelos ressecados como sinônimos, se referindo aos fios que têm pouca oleosidade. E, embora os cuidados com os dois tipos de cabelo possam ser parecidos, existem diferenças entre falar que suas madeixas são secas ou ressecadas, viu?

Se você fica em dúvida em qual dos dois tipos o seu cabelo se encaixa, a gente pode te ajudar a descobrir. Contamos as principais características de cada caso, a diferença entre os fios secos e ressecados e como cuidar de cada um deles. Quer tirar a dúvida de uma vez por todas? Vem conferir!

COMO SABER SE O MEU CABELO É SECO?
O cabelo seco é aquele que produz menos oleosidade no couro cabeludo, o que faz com que os fios sejam mais opacos, quebradiços e com frizz que outros tipos de cabelo. Isso porque, além de hidratar as madeixas, o óleo natural protege os fios e os deixa menos suscetíveis aos danos do dia a dia.

As donas de cabelos cacheados e crespos têm mais chance de ter madeixas secas, porque o formato dos fios em espiral atrapalha que o óleo produzido no couro cabeludo se espalhe pelo resto do cabelo. Mas esse tipo de cabelo não é exclusividade delas: lisas e onduladas também podem ter fios secos. 

COMO IDENTIFICAR UM CABELO RESSECADO?
Já o cabelo ressecado pode ter raiz seca, oleosa ou mesmo normal, mas sofreu uma desidratação por causa de químicas ou do uso excessivo de ferramentas de calor. Por isso, todos os tipos de cabelo podem ficar ressecados quando não recebem os cuidados devidos - principalmente a hidratação. 

Quando estão ressecadas, as madeixas ficam mais opacas, frágeis, com frizz e sem movimento. É comum que também surjam as famosas pontas duplas, já que o ressecamento costuma atingir as pontinhas mais fortemente. Por isso, se você faz químicas capilares ou seca o cabelo diariamente, é importante tomar alguns cuidados. 

COMO CUIDAR DOS FIOS SECOS E RESSECADOS: VEJA AS DICAS!
- Os cabelos secos precisam principalmente de hidratação, por isso esse tratamento deve ser o foco principal do seu cronograma capilar. Além disso, você pode apostar em um leave-in que ajude a proteger os fios e evitar que eles percam água, principalmente nas pontas. As lavagens podem ter intervalos maiores, podendo variar de dia sim, dia não, até uma lavagem por semana.

- Já os cabelos ressecados, geralmente, sofreram danos causados por agentes químicos ou pelo calor em excesso. Nesse caso, ele está mais fragilizado e precisa da hidratação, nutrição e reconstrução para recuperar a saúde dos fios. Se você faz química com frequência, converse com seu cabeleireiro sobre a possibilidade de aumentar o intervalo entre elas. Além disso, aposte em um protetor térmico toda vez que usar ferramentas de calor.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »