09/01/2020 às 11h13min - Atualizada em 09/01/2020 às 11h13min

Dr. Bactéria alerta: os 12 erros dos brasileiros

Dr. Bactéria sinaliza os 12 principais erros que as pessoas fazem por hábitos antigos:

Vida Plena e Bem Estar
Foto: Divulgação
Ao guardar os alimentos na geladeira
  1. Deixar os alimentos por mais de uma hora na temperatura ambiente – geralmente sobre o fogão ou dentro dele coberto por um pano de prato;
  2. Não colocar produtos quentes na geladeira achando que vai estragar;
  3. Cobrir os alimentos colocados na geladeira – eles devem ser cobertos, somente e após duas horas;
  4. Manter o vinagre aberto e fora da refrigeração – contaminação com bactérias que estragam o produto;

Ao armazenar e consumir os alimentos

5. Usar pregadores de roupa para alimentos em sacos – madeiras não são próprias para os alimentos, como o metal de pregadores de plástico;
6. Comer alimentos vencidos achando que as indústrias dão um tempinho a mais;
7. Achar que os alimentos que caem no chão, antes de cinco segundos, não são contaminados

Na hora de lavar a louça

8. Usar a esponja de louça por mais de uma semana – riscos de contaminação cruzada;
9. Colocar para secar aberto, na pia ou no fogão, o pano de louça úmido – este pano de 1 milhão de bactérias a mais que o tampo de um vaso sanitário de um banheiro público, sabia?

Ao cozinhar

10. Lavar carnes aumenta a contaminação delas e espalha germes pela cozinha toda;
11. Lavar arroz – não se deve, pois perde grande parte nutricional dele;

E na hora de comemorar

12. Assoprar velinhas de bolos de aniversários, pois contamina o doce com bactérias da saliva;
 
Artigo do biomédico Roberto Martins Figueiredo, que completa 40 anos de atuação no Brasil, o famoso dr. Bactéria.

Sobre o Dr. Bactéria

Na ativa, e comemorando 40 anos de carreira está o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria. O nosso Caça – Bactéria é incansável no propósito de alertar as pessoas para que cuidem da saúde chamando a atenção sobre os perigos dos microorganismos que, invisíveis aos olhos, causam males e doenças, podendo matar.

E o nosso personagem brasileiro não deixa nada a dever aos cientistas do filme famoso, pois trata o assunto de forma séria, mas com um tom divertido, criativo e educando sem complicar.

Ele conta que se encantou por microorganismos ainda garoto, pois não largava um microscópio que ganhou de presente aos 15 anos.

Além de Biomédico, ele também concluiu especializações em Saúde Pública e Marketing pela FGV e, em Engenharia de Qualidade, pela USP.

Ficou famoso no Brasil quando apresentava, no Programa Fantástico, da TV Globo,  o quadro “Tá Limpo” que acabou mudando o nome para “Dr. Bactéria” tendo em vista o alcance da popularidade do personagem.  Depois passou a participar de outros programas da imprensa em geral, sempre tratando com bom humor esse assunto sério e importante que é saber evitar doenças conhecendo e se protegendo das bactérias, com foco nos alimentos e ambientes.

Atualmente, é contratado pelo departamento de jornalismo da TV Record, e Consultor da Rádio Jovem Pan.

Conselheiro do CRBM1 na Comissão de Ética também foi e é garoto propaganda de marcas como: ar-condicionado LG; Bettanin, Vinagres Castelo, Bicarbonato Tio Bonato entre outros. Em sua carreira trabalhou no Setor de Micologia da Universidade de São Paulo. Coordenou o laboratório para análises microbiológicas de hospitais, ambientes, água e alimentos em uma empresa de higiene e saneamento. Fundou a Microbiotécnica –  no ano de 1985 – onde atua como Diretor Técnico.

Realiza diversas palestras e consultorias em shoppings, supermercados, empresas, feiras e eventos. O principal objetivo de seu trabalho é e de divulgar, esclarecer e desmistificar conhecimentos técnicos sobre a importância da higiene dos alimentos a todos aqueles que de algum modo os manipulem, armazenem ou refrigerem, seja para terceiros ou para si.

Entre os livros que publicou, 

–  Xô, Bactéria! Tire Suas Dúvidas Com Dr. Bactéria
–  Como não comer fungos, Bactérias e outros bichos que fazem mal
–   Dr. Bactéria – um Guia para passar sua vida a limpo
–   As armadilhas de uma cozinha (Editora Manole, 2002);


Em suas palestras, o biomédico Roberto aborda diversos temas relacionados à saúde, prevenção de doenças, higiene, nutrição e alimentação em geral. Entre os temas: Garantia da Qualidade de Produtos Alimentícios, Prevenção de Doenças Veiculadas por Alimentos, Como Conservar Alimentos e Prevenir DVAs, As armadilhas na produção de alimentos. Higiene dos alimentos: Como está a cantina da sua escola?

Se um estudo recente indicou que a Terra abriga 1 trilhão de espécies sendo sua maioria micróbios, o Dr. Bactéria não há de se aposentar tão cedo. Pois além de continuar educando jovens e adultos, precisa trabalhar para que as crianças de hoje, no futuro, tenham mais saúde e conhecimento do assunto.  Se ele tivesse uma arma seria um microscópico à laser para exterminar todas as bactérias do mundo. Mas como esse tipo de arma não existe, vale ao ser humano aprender a conviver com as mesmas e impedir que causem mal à sua saúde, a de seus familiares e entes queridos.

Dr. Roberto Martins Figueiredo possui uma extensa obra composta de conteúdos educativos e gratuitos nas Redes Sociais e nos Canais de Internet refletindo sua carreira respeitável de 40 anos. Ele trouxe para mais perto das pessoas as bactérias, conhecer e combate-las agora já é possível. Já os fantasmas, melhor que continuem bem longe….
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »